Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/6038
Título: A Importância de desenvolver a leitura nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Araújo, Maria Marlene Pereira de
Palavras-chave: Leitura;Aprendizagem;Ensino
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO. Maria Marlene Pereira de. A Importância de desenvolver a leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó/RN, 2017.
Resumo: O presente artigo tem como finalidade tratar “A Importância de Desenvolver a Leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental” onde o objetivo principal é mostrar a relevância de desenvolvê-la, bem como habilitar os alunos na interpretação de textos de maneira crítica e ciente. Também, realizar leituras de diversas formas; habilitando-os para a escrita convencional; desenvolver a interpretação de diversos tipos de textos de forma crítica nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Compreende-se que os primeiros anos do Ensino Fundamental são uma etapa básica da educação, importante para o desenvolvimento e aprendizagem do aluno principalmente na alfabetização. Vale ressaltar a importância de desenvolver as habilidades necessárias e adequadas de leitura e escrita para poder ingressar em séries subsequentes sem ter prejuízo na aprendizagem. A problemática desenvolvida é conseguir alfabetizar os alunos na idade certa, onde a metodologia do professor é essencial para que aconteça de forma satisfatória, desenvolvendo assim a leitura, que pode ser através de jogos, dinâmicas, ditado interativo, recursos multifuncionais, sala de leitura, aulas de campo com produção textual. A referida pesquisa é de caráter bibliográfico onde buscou-se embasamentos em fontes e estudiosos que discutem a temática. Então baseada nos pesquisadores como: Azenha (1999), Amorim (2008), Batista (2006), Carvalho (2006), Charmeux (1995), Freire (2008), Kramer (2010), Libâneo (2002), Ramos (2011), Rocco (1994), Solé (1998), Vygotsky (1979), entre outros pesquisadores, também amparou-se em documentos que regem a educação brasileira.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/6038
Outros identificadores: 2014008739
Aparece nas coleções:Pedagogia (A distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImportDesenvolvLeitura_Monografia_2017316.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.