Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5984
Title: Os desafios da formação de professores em uma perspectiva inclusiva para o atendimento a alunos surdos: as trajetórias de estudantes dos cursos de licenciatura da UFRN
Authors: Cunha, Aysllane Junie Pessoa da
Keywords: Formação Inicial;Surdez;Inclusão
Issue Date: 7-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CUNHA, Aysllane Junie Pessoa da. Os desafios da formação de professores em uma perspectiva inclusiva para o atendimento a alunos surdos: as trajetórias de estudantes dos cursos de licenciatura da UFRN. 2017. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este estudo se propõe a descrever e refletir sobre as opiniões de estudantes dos cursos de licenciaturas tendo como direcionamento seus conhecimentos e perspectivas acerca da formação inicial voltada ao atendimento de alunos surdos em turmas regulares, nos cursos de Pedagogia, Matemática, Educação Física, Ciências Biológicas, Física, Letras – Língua Portuguesa e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo como direcionamento seus conhecimentos e perspectivas acerca da formação inicial voltada ao atendimento de alunos surdos em turmas regulares. A pesquisa tem caráter exploratório, de abordagem qualitativa, realizada através de questionário online, respondido voluntariamente pelos estudantes. A fundamentação teórica parte do aprofundamento histórico para compreensão dos aspectos que tangem a educação especial e a surdez, assim como em estudos que tratam sobre o Processo de aquisição da língua materna, bilinguismo, formação inicial de professores, processos de aprendizagem do sujeito surdo e a relação professor – interprete, com subsídios em Quadros (2006), Vygotsky (1993), Goldfeld (2001), Garcia (2014), Lacerda (2008), Rijo (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade do fortalecimento e da ampliação dos estudos acerca da disciplina de Libras e dos conhecimentos sobre a surdez na formação inicial e continuada dos futuros docentes, sejam por ações na estrutura curricular ou a abertura de novos espaços para a ampliação das aprendizagens na instituição, pensando a formação não apenas voltado à reprodução de conteúdos, mas, principalmente baseada em princípios de respeito às diferenças e inclusão.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5984
Other Identifiers: 2014098226
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesafioFormProfe_Monografia_2017.pdf770.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.