Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5981
Title: O processo de adaptação/Inserção na educação infantil das crianças com deficiência no contexto da escola inclusiva
Authors: Santos, Aliete Oliveira dos
Keywords: Educação Infantil;Adaptação na educação infantil;Inclusão escolar
Issue Date: 6-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Aliete Oliveira dos. O processo de adaptação/Inserção na educação infantil das crianças com deficiência no contexto da escola inclusiva. 2017. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este estudo tem por objetivo compreender o cenário do acolhimento, adaptação e inclusão de crianças com deficiência em escolas públicas de educação infantil – processo que no estudo denominou-se adaptação inclusiva – do Município do Natal. Para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se pela metodologia de estudo de caso; para a coleta de dados se procedeu a observação com registros em diário de campo e também foram realizadas, para coleta de dados, entrevistas com pedagogas de duas instituições de educação infantil do município do Natal, e com uma mãe de uma criança com deficiência, cujo roteiro foi previamente elaborado com perguntas semiestruturadas. O embasamento teórico está nos estudos de Repoport (2005), Ortiz (2000), Magalhães (2011), e buscou-se subsídio legal na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), na entre outros dispositivos legais. A análise dos dados a luz do referencial teórico, a partir da análise textual discursiva (MORAES, 2003), levou a organização da discussão a partir das categorias: 1) primeiros dias da criança com deficiência na escola; 2) a participação da família no processo de adaptação inclusiva; 3) o professor e o processo de adaptação: os desafios e estratégias para acolhimento inclusivo na educação infantil e 4) a relação entre os dispositivos legais e a realidade da adaptação inclusiva. Conclui-se que, existem algumas dificuldades no acolhimento de crianças com deficiência no momento do ingresso na Educação Infantil, embora elas sejam peculiares a todas as crianças, durante o processo de adaptação. Observou-se portanto que a adaptação inclusiva ou não é um processo que envolve insegurança de pais e professores, necessitando assim o estabelecimento parcerias entre a escola, família e educadores.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5981
Other Identifiers: 2014007007
Appears in Collections:Pedagogia (A distância)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcesAdaptInser_Monografia_2017.pdf611.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.