Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5978
Title: Fatores que influenciam na aceitação do uso de recursos tecnológicos como ferramenta de ensino pelos professores do curso de Ciências Contábeis da UFRN
Authors: Sousa, Thiago Rodrigues de
Keywords: Recursos tecnológicos;Modelo UTAUT;Contabilidade
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUSA, Thiago Rodrigues de. Fatores que influenciam na aceitação do uso de recursos tecnológicos como ferramenta de ensino pelos professores do curso de Ciências Contábeis da UFRN. 2017. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem por finalidade coletar informações sobre a percepção dos docentes quanto ao uso de recursos tecnológicos no curso de Ciências Contábeis da UFRN. Como base para pesquisa se optou pelo Modelo UTAUT – Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia. Para isso, como metodologia, fez-se uma análise descritiva, por meio de um levantamento ou survey, utilizando-se de um questionário eletrônico enviado por e-mail aos docentes do Departamento de Contabilidade da IES com o fito de quantificar as proposições inerentes ao tema estudado. De acordo com o modelo de Venkatesh et al (2000), o questionário abordou perguntas que contemplaram uma investigação sobre os fatores: Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Influência Social e Condições Facilitadoras. Os resultados indicaram que o fator Expectativa de Desempenho é o que mais exerceu influência na decisão de uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Os fatores Expectativa de Esforço e Influência Social apresentaram um peso moderado, ambos influenciados pela condição da idade, onde os docentes qualificados como pertencentes a Geração Y (menor faixa etária) demostraram maior destreza e propensão a inclusão da tecnologia em suas classes. As Condições Facilitadores foram consideradas satisfatórias pela maioria dos respondentes válidos. Concluiu-se, portanto, que o nível de utilização de recursos tecnológicos por parte dos docentes no Curso de Contabilidade da UFRN foi de 26,90% para àqueles que fazem pouco ou nenhum uso de tais recursos e 73,10% para àqueles que têm na tecnologia uma aliada para o ensino em sala de aula.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5978
Other Identifiers: 2011060412
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ThiagoRS_Monografia.pdfCiências Contábeis 953.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.