Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5977
Title: Análise dos potenciais impactos nos indicadores financeiros da Gol Linhas Aéreas inteligentes com a adoção da IFRS 16 – leases
Authors: Cezario, Samara Fidelis
Keywords: Leasing;IFRS 16;Indicadores financeiros
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CEZARIO, Samara Fidelis. Análise dos potenciais impactos nos indicadores financeiros da Gol Linhas Aéreas inteligentes com a adoção da IFRS 16 – leases. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O International Accounting Standards Board (IASB) juntamente com o Financial Accounting Standards Board (FASB) uniram-se em um projeto para propor mudanças quanto ao tratamento do leasing, cujo resultado dessa parceria foi a elaboração e emissão da IFRS 16 – Leases. Devido à iminente obrigatoriedade da referida norma, a partir de 01 de janeiro de 2019, esse trabalho objetiva analisar o potencial impacto nos índices financeiros da empresa do setor aéreo, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A., em função da nova forma de contabilização dos arrendamentos. Para tanto, foram ajustados o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício (DRE), a partir das informações constantes nas notas explicativas acerca dos leasings operacionais. Após ajustados os demonstrativos contábeis, calcularam-se os índices de liquidez, estrutura de capital e rentabilidade, antes e após os efeitos da nova norma. Os resultados demonstraram que a capitalização dos leasings operacionais provocou reflexos no balanço patrimonial e DRE, acrescendo o ativo, passivo, patrimônio líquido, bem como o lucro consolidado da Gol. Em relação aos indicadores financeiros, as maiores variações podem ser visualizadas na Imobilização do Patrimônio Líquido (241,11%), Participação de Capital de Terceiros (64,29%) e Liquidez Geral (-38,71%), mostrando uma piora desses três índices e como consequência afetando negativamente a empresa.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5977
Other Identifiers: 2013031151
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SamaraFC_Monografia.pdfCiências Contábeis 430.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.