Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5972
Title: Análise da relação entre o valor adicionado das atividades econômicas do Rio Grande do Norte e o produto interno bruto no período de 2010 a 2013
Authors: Fernandes, Ruhama Bezerra
Keywords: Produto Interno Bruto;Demonstração do valor adicionado;Rio Grande do Norte
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERNANDES, Ruhama Bezerra. Análise da relação entre o valor adicionado das atividades econômicas do Rio Grande do Norte e o produto interno bruto no período de 2010 a 2013. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem por objetivo analisar a relação do Valor Adicionado das principais atividades econômicas do Rio Grande do Norte: Agropecuária, Indústria, Serviços e Administração Pública relativamente ao Produto Interno Bruto durante o período de 2010 a 2013. Foram consideradas na pesquisa duas variáveis de controle: População e o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Diante disso, os dados relativos ao Valor Adicionado, PIB e População foram coletados do sítio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o IFDM foi coletado do sítio do Sistema FIRJAN. A população é composta por 167 municípios do Estado do Rio Grande do Norte. O município de Pilões não apresentou todos os dados necessários para a realização do estudo, por isso, foram incluídos apenas 166 municípios. Para realização das análises, além da Estatística Descritiva, foi estimado um modelo de regressão por Mínimos Quadrados Ordinários com dados em painel, tendo o PIB como variável dependente e as demais variáveis como independentes. Com base nos resultados encontrados no modelo referente ao PIB, verifica-se que os Valores Adicionados pelas atividades econômicas apresentam relação positiva e estatisticamente significante, conforme a literatura, enquanto que as variáveis População e IFDM relacionaram-se de forma negativa, trazendo à tona questionamentos sobre a distribuição de renda, as políticas socioeconômicas relativas a transição demográfica e a diferença dos conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico, corroborando para a hipótese de que o PIB não mede qualidade de vida. Por fim, a partir dos resultados mensurados, conclui-se que os Valores Adicionados pelas atividades econômicas do Estado do Rio Grande do Norte possuem relação estatisticamente significante com o PIB no período de 2010 a 2013.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5972
Other Identifiers: 2013074195
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RuhamaBF_Monografia.pdfCiências Contábeis 871.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.