Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5967
Title: Análise da visão do cliente externo quanto qualidade dos serviços contábeis: um estudo num escritório de contabilidade de Natal/RN
Authors: Galvão, Pedrita Natane Moreira
Keywords: Qualidade dos serviços;Clientes;SERVQUAL
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GALVÃO, Pedrita Natane Moreira. Análise da visão do cliente externo quanto qualidade dos serviços contábeis: um estudo num escritório de contabilidade de Natal/RN. 2017. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Diante a intensa competitividade que se encontra o cenário empresarial da atualidade, o cliente passou a ser principal objeto de conquista por toda e qualquer empresas. Sendo ele peça fundamental para a permanência e crescimento, das organizações empresarias. Avante a intensa concorrência que existe no mercado, a preocupação quanto a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes, se tornou um diferencial para as empresas se destacarem. Verificando essa necessidade o cliente tornou-se o principal objeto de estudo desta pesquisa. O objetivo da pesquisa foi analisar a visão do cliente quanto a qualidade dos serviços prestados por um escritório de contabilidade situado na cidade ne Natal/RN. A análise foi realizada através do modelo SERVQUAL, apresentado por Parasuraman, Zeithaml e Berry (1990), que possibilita verificar através de cinco dimensões as percepções dos clientes em relação a expectativa do que se espera dos serviços e a realidade dos serviços que lhes são prestados. Quanto a metodologia a pesquisa se caracteriza como sendo descritiva, quanto ao objetivo, bibliográfica e documental quanto aos procedimentos e quantitativa, quanto aos aspectos. Foi aplicado um questionário proposto pelo modelo SERVQUAL, porém adaptado conforme as necessidades da empresa estudada e teve uma amostra não-probabilística. Como principais resultados, é possível identificar que o escritório de contabilidade no geral foi muito bem avaliado por seus clientes quanto aos serviços prestados, contudo existem dimensões que necessitam ser aperfeiçoados para que possam corresponder as expectativas dos clientes, possibilitando a gerência da empresa efetuar ações corretivas para aprimorar seus pontos negativos e intensificar os seus pontos positivos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5967
Other Identifiers: 2013048257
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PedritaNMG_Monografia.pdfCiências Contábeis 904.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.