Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5965
Title: Contabilidade como instrumento de gerenciamento numa instituição sem fins-lucrativos: um estudo de caso no Instituto Juvino Barreto
Authors: Tavares Neto, Ovídio
Keywords: Instituto Juvino Barreto;Contabilidade;Gerenciamento
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: TAVERES NETO, Ovídio. Contabilidade como instrumento de gerenciamento numa instituição sem fins-lucrativos: um estudo de caso no Instituto Juvino Barreto. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa acadêmica busca analisar a contabilidade como instrumento de gerenciamento numa instituição sem fins-lucrativo, com um estudo de caso no Instituto Juvino Barreto, situado em Natal/RN. A metodologia desenvolvida foi uma pesquisa de trabalho de campo, com aplicação de questionário aberto e fechado, com cunho qualitativo descritivo e de revisão bibliográfica.Como resultado constatou-se que na Instituição filantrópica pesquisada o papel da contabilidade é fundamental para manter o equilíbrio orçamentário-financeiro. Conclui-se que a contabilidade, realizada de forma transparente e eficiente, poderá contribuir de forma eficaz para a tomada de decisões administrativas, pela gerência da entidade. A contribuição obtida, por meio desta pesquisa acadêmica, foi a necessidade de uma melhor sintonia entre a administração da entidade e o setor contábil, pois desse modo, a entidade será gerida de forma mais eficiente.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5965
Other Identifiers: 2009010132
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OvídioTN_Monografia.pdfCiências Contábeis 379.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.