Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5960
Title: Evasão universitária: estudo dos fatores que influenciaram a evasão no curso de Ciências Contábeis da UFRN, no período de 2013.1 a 2017.1
Authors: Santos, Lucas Bezerra dos
Keywords: Evasão;Fatores internos;Fatores externos;Ciências Contábeis
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Lucas Bezerra dos. Evasão universitária: estudo dos fatores que influenciaram a evasão no curso de Ciências Contábeis da UFRN, no período de 2013.1 a 2017.1. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O fenômeno da evasão é um problema que afeta financeiramente as Instituições de Ensino Superior Privadas e Públicas, e pode causar prejuízos sociais e psicológicos ao evadido. Transformando-se em um obstáculo a ser combatido pela Universidade. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar os fatores que levam o discente a evadir-se do curso de Ciências Contábeis da UFRN, no período de 2013/1 e 2017/1. Para alcançá-lo, foi enviado o questionário para 293 evadidos, porém alguns se recusaram a responder e outros o e-mail era considerado inválido, deste modo foram obtidas 73 respostas. O índice de evasão foi maior entre os discentes do sexo masculino. O perfil predominante foi de alunos matriculados no período noturno, com média de idade de 29 anos, renda familiar de 1 a 2 salários mínimos, estudaram o ensino médio integralmente em escolas públicas e exerciam atividade remunerada não relacionada com o curso. O principal motivo de escolha pelo curso foi acreditar que tinha afinidade com o curso e mercado de trabalho atraente. Constatou-se que os motivos para evasão dos alunos são em sua maioria fatores externos, como a dedicação ao Exame Nacional de Ensino Médio ou a outro curso de graduação e ao sentimento de que não irá se sentir bem na profissão. Entre fatores internos, é apontado a deficiência didática dos professores e a falta de orientação no início do curso. Diante dos resultados obtidos é necessária uma mudança de políticas educacionais voltadas para a integração e acompanhamento dos ingressantes e para a retenção de alunos propensos a evadirem-se.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5960
Other Identifiers: 2013092809
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LucasBS_Monografia.pdfCiências Contábeis 423.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.