Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5950
Title: Leitura literária no berçário: o olhar de uma estagiária
Authors: Oliveira, Juliana Medeiros Álvares de
Keywords: Leitura Literária;Literatura Infantil;Prática de leitura
Issue Date: 3-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Juliana Medeiros Álvares de. Leitura literária no berçário: o olhar de uma estagiária. 2017. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Esse trabalho consiste em um relatório reflexivo da experiência de estágio realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Amor de Mãe, localizado no bairro Praia do Meio, em Natal/RN. A experiência foi desenvolvida em uma turma de Berçário, que era composta por 16 crianças na faixa etária de 1 a 2 anos de idade. Neste relatório, em termos gerais, objetivo é abordar a importância da leitura literária com crianças de Berçário, destacando práticas e contribuições para os processos de aprendizagem infantil. Como referencial teórico para sistematização das observações, busquei respaldo nos trabalhos desenvolvidos por ABRAMOVICH (1989), KAERCHER (2001), PARREIRAS (2012), entre outros. Com as observações e o estudo teórico posso concluir que a leitura de literatura infantil atrai as crianças para um mundo novo, despertando sua curiosidade, possibilitando o desenvolvimento do seu lado emotivo e, principalmente, de sua linguagem oral. Com a prática realizada no CMEI Amor de Mãe, constatei que a leitura de literatura é necessária para o desenvolvimento da criança, que deve ser introduzida desde a primeira infância em interação com os poemas e as narrativas literárias.
Abstract: Esse trabalho consiste em um relatório reflexivo da experiência de estágio realizada no Centro Municipal de Educação Infantil Amor de Mãe, localizado no bairro Praia do Meio, em Natal/RN. A experiência foi desenvolvida em uma turma de Berçário, que era composta por 16 crianças na faixa etária de 1 a 2 anos de idade. Neste relatório, em termos gerais, objetivo é abordar a importância da leitura literária com crianças de Berçário, destacando práticas e contribuições para os processos de aprendizagem infantil. Como referencial teórico para sistematização das observações, busquei respaldo nos trabalhos desenvolvidos por ABRAMOVICH (1989), KAERCHER (2001), PARREIRAS (2012), entre outros. Com as observações e o estudo teórico posso concluir que a leitura de literatura infantil atrai as crianças para um mundo novo, despertando sua curiosidade, possibilitando o desenvolvimento do seu lado emotivo e, principalmente, de sua linguagem oral. Com a prática realizada no CMEI Amor de Mãe, constatei que a leitura de literatura é necessária para o desenvolvimento da criança, que deve ser introduzida desde a primeira infância em interação com os poemas e as narrativas literárias.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5950
Other Identifiers: 2012957063
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeituraLiterBerç_Monografia_2017.pdf788.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.