Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5935
Title: A percepção dos vereadores da Câmara Municipal de Parnamirim-RN acerca do uso das informações contábeis no controle dos gastos públicos municipais
Authors: Melo, Karoline Araújo de
Keywords: Contabilidade pública;Gastos públicos;Controle legislativo;Câmara Municipal
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MELO, Karoline Araújo de. A percepção dos vereadores da câmara municipal de Parnamirim-RN acerca do uso das informações contábeis no controle dos gastos públicos municipais. 2017. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa tem a finalidade de verificar o uso da Contabilidade Pública no controle dos gastos públicos municipais, como também averiguar se a mesma é utilizada como ferramenta para tomada de decisões. Este trabalho justifica-se pela finalidade de mostrar de forma clara e sucinta o tema abordado, trazendo informações pertinentes quanto à participação da contabilidade no controle dos gastos municipais. Tendo como objeto de estudo a Câmara Municipal de Parnamirim/RN. Deste modo, a presente pesquisa pretende observar o uso da contabilidade Pública como instrumento no controle dos gastos públicos municipais, através de um estudo de caso. Foi realizado um levantamento bibliográfico, de maneira a referenciar conceitos que foram utilizados para auxiliar a análise da pesquisa. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, aplicando uma abordagem do problema de forma qualitativa. A coleta e análise dos dados tem como fundamento um questionário junto ao Vereadores que compõe a referida entidade. Destaca-se através da pesquisa, o quanto a contabilidade aplicada ao setor público tem embasamentos para se tornar uma ferramenta útil aos que exercem função de controle externo dos gastos públicos. Constata-se que no município, objeto deste estudo, o uso da contabilidade não é aplicado no processo de controle e fiscalização orçamentária, e os Vereadores ainda não utilizam efetivamente essas informações com fins gerenciais e como base para tomada de decisão no exercício de suas funções.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5935
Other Identifiers: 2012915760
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KarolineAM_Monografia.pdfCiências Contábeis 734.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.