Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5934
Title: Demonstrações contábeis regulatórias e retorno anormal de ações: uma análise das empresas do setor de energia elétrica
Authors: Nascimento, Jefferson Silva do
Keywords: Contabilidade regulatória;Demonstrações contábeis;Retorno anormal;Lucro societário;Lucro regulatório
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Jefferson Silva do. Demonstrações contábeis regulatórias e retorno anormal de ações: uma análise das empresas do setor de energia elétrica. 2017.45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Com a criação da Contabilidade Regulatória por parte da ANEEL através da resolução 396/2010, as empresas transmissoras e distribuidoras de energia elétrica passaram a serem obrigadas a divulgar outras demonstrações contábeis, as Demonstrações contábeis regulatórias. O objetivo desta pesquisa é identificar a relação entre os lucros societário e regulatório e o retorno anormal das ações de empresas de energia elétrica. Para isso foram analisadas as demonstrações contábeis no período de 2015 a 2016 de 18 empresas de transmissão e distribuição de energia listadas na B3. Foram utilizados dados do Beta e Alfa das empresas bem como retorno real, retorno estimado, retorno anormal e índice IBOVESPA. Através da estatística descritiva e do teste t-student duas amostras em par para teste de médias entre o lucro regulatório e societário pode-se inferir que existem diferenças significativas, apontando para o indicativo de que as diferenças na legislação em relação à elaboração das demonstrações contábeis societárias e regulatórias podem impactar de forma diferente o mercado. Por fim foi realizada uma regressão pelos mínimos quadrados ordinários, tendo como resultado a contabilidade regulatória como sendo a variável que influencia o retorno anormal das ações, concluindo-se que o mercado está avaliando a divulgação das demonstrações regulatórias para a tomada de decisão.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5934
Other Identifiers: 2013065786
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JeffersonSN_Monografia.pdfCiências Contábeis 392.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.