Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5932
Title: Análise do desempenho econômico-financeiro das instituições financeiras bancárias listadas na Bm&Fbovespa: um estudo dos indicadores de rentabilidade e fluxo de caixa diante da crise econômica e política brasileira entre 2012 e 2016
Authors: Barbosa, Jeferson Dener Sena
Keywords: Indicadores de rentabilidade;Indicadores de fluxo de caixa;Crise;Análise das demonstrações contábeis
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BARBOSA, Jeferson Dener Sena. Análise do desempenho econômico-financeiro das instituições financeiras bancárias listadas na Bm&Fbovespa: um estudo dos indicadores de rentabilidade e fluxo de caixa diante da crise econômica e política brasileira entre 2012 e 2016. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A crise econômica e política que o país está vivenciando dos últimos anos vêm prejudicando diversos setores. Desde o seu início, em meados do ano de 2013, o Brasil sentiu toda a força dessa instabilidade através, por exemplo, da queda do PIB e do aumento do desemprego. O presente estudo tem como objetivo analisar se o desempenho econômico-financeiro, através dos indicadores de rentabilidade e fluxo de caixa, das instituições financeiras bancárias de capital aberto listadas na BM&FBOVESPA foi afetado pela crise econômica e política vivenciada no Brasil. A amostra foi composta por 21 instituições financeiras bancárias listadas na BM&FBOVESPA, utilizando técnicas de estatísticas descritivas para avaliar e fazer comparações entre os bancos e os anos. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa quantitativa. Os dados dos indicadores de rentabilidade e fluxo de caixa foram desenvolvidos através das análises das demonstrações financeiras padronizadas consolidadas e individuais dos anos de 2012 a 2016 (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração de Fluxo de Caixa). Os resultados evidenciaram que nos indicadores da rentabilidade, exceto o giro do ativo, o Banco Indusval S.A. foi o mais prejudicado pela crise, principalmente nos anos de 2015 e 2016. Já os indicadores de fluxo de caixa, no mesmo período, demostraram comportamento oposto, ou seja, melhoraram seu desempenho de acordo com o agravamento da crise, com destaque ao Paraná Banco S.A., Banco do Nordeste do Brasil S.A., Consórcio Alfa de Administração S.A. e o BANESTES.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5932
Other Identifiers: 2013087667
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JefersonDSB_Monografia.pdfCiências Contábeis 738.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.