Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5930
Title: Análise da correlação do modelo CFROI com o valor de mercado das empresas do setor de petróleo, gás e biocombustíveis negociadas na B3 de 2012 a 2016
Authors: Fernandes, Alexsandro Lourenço
Keywords: CFROI;Criação de valor;Combustíveis;B3;WACC
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERNANDES, Alexsandro Lourenço. Análise da correlação do modelo CFROI com o valor de mercado das empresas do setor de petróleo, gás e biocombustíveis negociadas na B3 de 2012 a 2016. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: É notória a existência de um esforço em todas as perspectivas de avaliação de empresas no sentido de se aferir a capacidade destas em criarem valor face ao custo de financiamento do investimento. Uma das ferramentas para avaliar a empresa é o CFROI (cash flow return on investment), taxa que mensura o retorno dos fluxos de caixa dos investimentos trazendo estes a valor presente. O principal objetivo deste trabalho é correlacionar os valores determinados pelo modelo CFROI com os respectivos valores de mercado para as empresas do setor de petróleo, gás e biocombustíveis listadas na B3 que atuam no segmento Novo Mercado. Para isso utilizou-se 9 empresas do setor que estavam presentes na base de dados da Bloomberg em uma série histórica de 5 anos, contemplando os períodos de 2012 a 2016. Foram eliminados os outliers da amostra, em seguida foi analisada a normalidade distribuição pelo teste Kolmogorov-Smirnov, calculado o coeficiente de correlação de Spearman e realizado o teste (t) para comparar O CFROI com o valor de mercado, sendo estes independentes. Também, foi comparada a criação de valor para os acionistas com o uso do CFROI contra o custo de capital (WACC) aferido para as organizações. Como resultado, o estudo revelou que não há correlação entre o valor de mercado e o valor da empresa calculado pelo CFROI. Além disso, foi identificado que ocorreu a destruição de valor para os acionistas durante o período.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5930
Other Identifiers: 2014026773
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlexsandroLF_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.