Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5928
Title: Análise sobre a tomada de decisão baseada em relatórios e ferramentas contábeis e gerenciais: estudo de caso com empresas/clientes de um escritório de contabilidade de Natal/RN
Authors: Ribeiro, Gabriela Louise de Vasconcelos
Keywords: Contabilidade gerencial;Pequenas e médias empresas;Suporte gerencial
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RIBEIRO, Gabriela Louise de Vasconcelos. Análise sobre a tomada de decisão baseada em relatórios e ferramentas contábeis e gerenciais: estudo de caso com empresas/clientes de um escritório de contabilidade de Natal/RN. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Esse trabalho teeve como objetivo analisar quais as ferramentas vêm sendo utilizadas na tomada de decisão de pequenas empresas. Motivada pelo alto potencial gerencial que a contabilidade possui e a aparente baixa utilização dessa ferramenta, foram selecionados e estudados, quatro clientes de um escritório de contabilidade localizado em Natal/RN, com o intuito de entender a forma que essas empresas estão sendo geridas e se a contabilidade está atendendo as necessidades das mesmas. Quanto à metodologia a pesquisa se classificou como sendo descritiva e explicativa, sendo uma amostra de quatro clientes defina por conveniência. As empresas selecionadas possuem ramos diferentes (duas delas supermercados, uma comercializa equipamentos industriais e outra presentes e cosméticos em geral) e faturamentos que variam entre R$ 4.863.462,28 (na menor delas) e R$ 16.757.851,55 (na maior), sendo todas tributadas pelo Lucro Real. Foi possível concluir que a ferramenta mais consultada, no momento em que se é necessária para tomar decisões, é o software financeiro utilizado internamente em cada empresa, sendo esse a principal fonte de informações para a elaboração da contabilidade e apuração de impostos da empresa. Foi visto também que há uma grande carência de conhecimento das ferramentas contábeis, onde nem o Balanço Patrimonial (ferramenta muito citada nas pesquisas relacionadas) vem sendo utilizado. Foi nítida a importância dada à DRE, isso porque, segundo os gestores entrevistados, a demonstração (seja do mês, análise vertical ou horizontal) é de fácil entendimento, o que atende à exigência do CPC da informação ser compreensível para seu usuário. Outro ponto citado, foi o fato da DRE ser utilizada como base para apuração de IRPJ e CSLL, antes do livro LALUR. Constatou-se, por fim, a necessidade de atenção que esse grupo de empresas apresenta (conforme referencial teórico e análise de dados) para que a contabilidade ser torne útil a eles não somente para apuração de impostos, mas uma ferramenta de suporte para gerência das entidades.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5928
Other Identifiers: 2013032293
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GabrielaLVR_Monografia.pdfCiências Contábeis 522.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.