Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5925
Title: Determinantes de escolhas contábeis em propriedades para investimento: uma análise sob a perspectiva da governança corporativa
Authors: Bezerra, Erika Talyne de Brito
Keywords: Propriedades para investimento;Governança corporativa;Determinantes de escolha
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BEZERRA, Erika Talyne de Brito. Determinantes de escolhas contábeis em propriedades para investimento: uma análise sob a perspectiva da governança corporativa. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O objetivo deste trabalho é avaliar se existe relação entre determinadas características das empresas - concedendo foco principal para características de governança corporativa - e a escolha de mensuração das Propriedades para Investimento (PPI) reconhecidas pelas companhias brasileiras de capital aberto. Os dados utilizados no estudo se referem ao período entre 2010 e 2016. A variável dependente método de mensuração teve como possíveis variáveis explicativas o tamanho da empresa, o valor das PPI, a relevância das PPI sobre o ativo total, a existência de membros independentes no Conselho de Administração, existência de membros da área de finanças na composição do Conselho, existência de comitê de auditoria, bem como o fato da empresa ser listada em bolsas internacionais e seu setor de atuação. Para a realização das análises, foi feito uso de análise descritiva dos dados e de modelo econométrico utilizando regressão logística. Os achados de pesquisa permitem constatar que a maioria das empresas ainda adota custo histórico como método de mensuração, com uma leve tendência a adotar valor justo ao longo dos anos. Permite ainda, evidenciar que existe relação significante, a um nível de erro de 5%, entre as variáveis de governança corporativa (membros independentes no conselho e membros da área de finanças) e a escolha pelo método de mensuração. Adicionalmente, contata-se que alguns setores específicos seguem uma uniformidade no que se refere às políticas contábeis adotadas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5925
Other Identifiers: 2013082590
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ErikaTBB_Monografia.pdfCiências Contábeis 583.57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.