Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5920
Title: A capacidade de pagamento dos estados brasileiros e distrito federal frente às crises financeiras
Authors: Almeida, Flávio Augusto Fernandes Targino de
Keywords: Crise financeira;Capacidade de pagamento dos Estados e Distrito Federal;Modelos de avaliação de desempenho;Classificação
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALMEIDA, Flávio Augusto Fernandes Targino de. A capacidade de pagamento dos estados brasileiros e distrito federal frente às crises financeiras. 2017. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Desde o ano de 2008 surgiu nos Estados Unidos, com forte impacto em toda a economia mundial, considerável recessão financeira, atribuída à crise imobiliária. Ainda, nos anos subsequentes noticia-se uma crise brasileira relacionada a questões políticas, notadamente a partir de 2012. Assim, o objetivo do presente estudo é identificar os impactos causados pelos momentos deficitários na capacidade de pagamento dos Estados e Distrito Federal. Em seguida, trata dos conceitos pertinentes às raízes das crises, da compreensão teórica dos fatores que influenciaram o desequilíbrio financeiro a partir da teoria da escolha pública, bem como dos modelos de avaliação da capacidade financeira, especialmente o da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que é utilizado pela União para avaliar o risco de crédito dos Estados, Distrito Federal e Municípios, no qual se pretende firmar a teoria de base. Por fim, na análise de dados e discussão dos resultados obtidos entre os anos de 2007 e 2016, verifica que nenhum Ente, no período estudado, atingiu a pior classificação atribuída ao modelo, qual seja, “D-”, contudo, constata que vivenciaram seus piores momentos nos anos de 2009, 2012 e 2015, mostrando que tanto as crises vindas do exterior, como as crises nascidas por erros de políticas públicas podem afetar a capacidade de pagamento dos Estados e Distrito Federal. Para tanto, usa da pesquisa documental, pois se baseia nos Relatórios de Gestão Fiscal (RGF) e nas contas anuais dos Estados e Distrito Federal que contém as Receitas Orçamentárias e Despesas Empenhadas de cada Ente, apresentando abordagem quantitativa, tendo em vista que os dados obtidos serão quantificados e tratados por meio de técnicas estatísticas. Isto posto, o estudo realizado tem significativa relevância, tendo em vista que avalia a capacidade de pagamento dos Estados e Distrito Federal e sua relação com a crise, mostrando a importância dos impactos desta no cenário nacional e, por conseguinte, no fornecimento dos serviços básicos à população, além do prejuízo nas futuras transações que dependam de garantia por parte da União.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5920
Other Identifiers: 2013066030
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FlávioAFRA_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.