Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5918
Title: Análise do perfil de endividamento de servidores públicos: um estudo com servidores técnico-administrativos da UFRN
Authors: Cavalcante, Diego Hugo Dantas
Keywords: Servidor público;Grau de endividamento;Finanças pessoais
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CAVALCANTE, Diego Hugo Dantas. Análise do perfil de endividamento de servidores públicos: um estudo com servidores técnico-administrativos da UFRN. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O objetivo deste estudo foi de identificar o grau de endividamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Buscou-se identificar o perfil socioeconômico destes servidores, relacionar o grau de endividamento com a renda e nível de escolaridade, bem como verificar quais produtos financeiros os servidores sobreendividados mais utilizam. Foi realizada uma pesquisa survey visando obter dados pessoais e características financeiras do público pesquisado. Após a coleta de dados, foi utilizado o Microsoft Excel 2013 para geração de informação sobre a frequências das respostas. Como resultado, foi constatado que mais da metade dos técnico-administrativos (51,4%) encontram-se sobreendividados e 28% da amostra estão com risco de sobreendividamento, isto é, endividados. Com relação à renda familiar e ao nível de escolaridade, foi verificado que quanto maior a renda e o grau de instrução, mais endividados estão os servidores. Dos sobreendividados, os principais produtos financeiros utilizados são cartão de crédito, financiamentos de imóvel e automóvel e empréstimo consignado. As principais categorias de consumo escolhidas que demandam um maior volume de recursos foram alimentação, moradia e saúde. Isso pode indicar que um dos motivos do sobreendividamento sejam as necessidades básicas e a aquisição de bens imóveis e automóveis.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5918
Other Identifiers: 2013065875
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiegoHDC_Monografia.pdfCiências Contábeis 683.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.