Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5877
Title: O papel da oralidade no desenvolvimento da criança na Educação Infantil segundo a perspectiva dos documentos oficiais.
Authors: Ribeiro, Alyne Kivia
Keywords: Linguagem Oral;Educação Infantil;Desenvolvimento;Documentos Oficiais.
Issue Date: 15-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RIBEIRO, Alyne Kivia Barreto. O papel da oralidade no desenvolvimento da criança na educação infantil segundo a perspectiva dos documentos oficiais. 2017. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho analisa, prioritariamente, a importância que a oralidade tem no desenvolvimento da criança da Educação Infantil de acordo com os Documentos Oficiais na área. Para a definição deste tema foram considerados aspectos e experiências vividas durante meu período de estágio remunerado em uma escola particular de Natal, como também interesse por disciplinas da graduação que abordaram a temática. O artigo caminha inicialmente tratando sobre o conceito de linguagem e a abrangência desse tema, em seguida trata da Educação Infantil como um lugar propício para o estímulo e desenvolvimento da oralidade. Diante disso, é feita uma análise do que é abordado sobre essa temática nos principais documentos oficiais destinados à área e, por fim, é discutido o papel do professor na aquisição da linguagem oral. O trabalho objetiva analisar o que os documentos oficiais da Educação Infantil orientam sobre o ensino da oralidade. A metodologia envolveu uma pesquisa bibliográfica em alguns Documentos Oficiais destinados à Educação Infantil, de cunho qualitativo, fundamentada em BAUER e GASKELL (2004) e STAKE (2011) e tem caráter bibliográfico e exploratório baseada em GIL (2002). A análise nos fez perceber que a Linguagem Oral é bem abordada nos documentos Oficiais, porém não é bem explorada no cotidiano da sala de aula, sendo considerada como algo desnecessário, no qual a criança tem capacidade de aprender sem a mediação do professor.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5877
Other Identifiers: 2014020994
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PapDaOralNoDes_Monografia_2017.pdf341.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.