Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5860
Title: O Desenvolvimento da compreensão de Leitura: uma intervenção a partir do livro chapeuzinho amarelo
Authors: Felix, Francisca Clementino dos Santos
Keywords: Educação;Leitura;Ensino Fundamental
Issue Date: 2-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FELIX, Francisca Clementino dos Santos. O Desenvolvimento da compreensão de leitura: uma intervenção a partir do livro chapeuzinho amarelo. 2017. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos/RN, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o relato reflexivo de uma sequência de atividades que foram aplicadas com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças em contexto escolar. As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal de Nossa Senhora, pertencente à rede pública do município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, composta por 22 alunos na faixa etária entre oito e nove anos, no período de setembro de 2017. Propomos vivenciar durante quatro dias, situações que promovam avanços no desenvolvimento da compreensão leitora. Com base nessa vivência, discutimos nosso objeto de estudo que versa sobre a leitura no Ensino Fundamental e a utilização de procedimentos possíveis e necessários, aproveitando contribuições da literatura infantil para esse processo. Nosso trabalho foi orientado pelos estudos de autores como Solé (1998), Kleiman (2007), Freire (1996) em documentos oficiais advindos do Ministério da Educação, como os cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2013), que tratam sobre o tema e apontam resultados positivos no uso de estratégias antes, durante e depois da leitura. Procurei dentro desse contexto conduzir os alunos ao exercício de uma leitura produtiva com clareza e compreensão, para que obtivessem um bom aproveitamento a respeito da compreensão da história de “Chapeuzinho Amarelo” do músico, dramaturgo e escritor brasileiro, Chico Buarque (2011). Conclui que os procedimentos desenvolvidos proporcionaram ao leitor meios para compreensão daquilo que ele lê; que a compreensão leitora contribui para a formação leitores críticos e, por essa razão, é de suma importância que se desenvolva, constantemente, propostas pedagógicas que contribuam para essa prática.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo apresentar o relato reflexivo de uma sequência de atividades que foram aplicadas com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora de crianças em contexto escolar. As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal de Nossa Senhora, pertencente à rede pública do município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, composta por 22 alunos na faixa etária entre oito e nove anos, no período de setembro de 2017. Propomos vivenciar durante quatro dias, situações que promovam avanços no desenvolvimento da compreensão leitora. Com base nessa vivência, discutimos nosso objeto de estudo que versa sobre a leitura no Ensino Fundamental e a utilização de procedimentos possíveis e necessários, aproveitando contribuições da literatura infantil para esse processo. Nosso trabalho foi orientado pelos estudos de autores como Solé (1998), Kleiman (2007), Freire (1996) em documentos oficiais advindos do Ministério da Educação, como os cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2013), que tratam sobre o tema e apontam resultados positivos no uso de estratégias antes, durante e depois da leitura. Procurei dentro desse contexto conduzir os alunos ao exercício de uma leitura produtiva com clareza e compreensão, para que obtivessem um bom aproveitamento a respeito da compreensão da história de “Chapeuzinho Amarelo” do músico, dramaturgo e escritor brasileiro, Chico Buarque (2011). Conclui que os procedimentos desenvolvidos proporcionaram ao leitor meios para compreensão daquilo que ele lê; que a compreensão leitora contribui para a formação leitores críticos e, por essa razão, é de suma importância que se desenvolva, constantemente, propostas pedagógicas que contribuam para essa prática.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5860
Other Identifiers: 2014007689
Appears in Collections:Pedagogia (A distância)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesenvDaComp_Monografia_2017.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.