Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5834
Title: A filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental: processos do ensinar e aprender e a formação do(a) pedagogo(a)
Authors: Nascimento, Daniele Aparecida Ferreira Lemos do
Keywords: Ensino de Filosofia para Crianças;Formação de Professores;Diálogo
Issue Date: 26-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Daniele Aparecida Ferreira Lemos do. A FILOSOFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROCESSOS DO ENSINAR E APRENDER E A FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A). 2017. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Ufrn, Natal, 2017. Cap. 2. Disponível em: <www.ufrn.br>. Acesso em: 26 jun. 2017.
Portuguese Abstract: O presente artigo visa discutir a formação dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para trabalhar conteúdos de Filosofia de forma sistemática com seus alunos, pois são eles os responsáveis por trabalhar e fomentar nas crianças esse sujeito crítico e questionador, capaz de pensar por si próprio e fazer suas escolhas. O ensino de Filosofia para crianças é um dos caminhos para se formar sujeitos autônomos, participativos na sociedade, criativos, críticos, reflexivos e melhor preparados para o exercício da cidadania. Permite que o professor e o aluno tenham a experiência de uma educação que tem como base o pensamento reflexivo. Dessa forma o professor que vai trabalhar com o ensino de Filosofia para crianças precisa discutir na sua formação conhecimentos para desenvolver uma prática que não deve estar baseada no ensino de História da Filosofia. A construção desse artigo teve como ponto de partida a minha observação do modo como as pedagogas que ensinam Filosofia para crianças na escola em que trabalho conduziam as suas aulas e faziam seus planejamentos, isso me inquietou e me fez partir para uma pesquisa bibliográfica para levantar quais eram as necessidades formativas para professores dos anos iniciais que vão trabalhar com o ensino de Filosofia para crianças. Para discutir essas necessidades de formação foram estudados autores como Kohan (1998; 2004), Lipman (1990; 2002), entre outros que discutem e fazem propostas para o ensino de Filosofia para crianças. É necessário que os professores, pedagogos e pedagogas que vão trabalhar com o ensino de Filosofia para crianças tenham uma formação apropriada no âmbito da Filosofia, como o conhecimento de conceitos filosóficos e também de conteúdos que são próprios da Filosofia. Para ensinar Filosofia para crianças o professor também tem que dominar os conhecimentos pedagógicos contemporâneos para desenvolver um trabalho baseado na diversidade, no aproveitamento das experiências dos alunos, na integração de conhecimentos, no diálogo e na participação.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5834
Other Identifiers: 2014046060
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FilosNosAn_Monografia_2017.pdf559.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons