Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5763
Title: Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado
Authors: Medeiros, Umberto de Araújo
Keywords: Sala de Recursos Multifuncional;Educação Especial;Atividade Lúdica
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Umberto de Araújo. Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do Atendimento Educacional Especializado. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como tema Sala de Recursos Multifuncional: o uso das atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem para as crianças do atendimento educacional especializado e tem como objetivo analisar a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem das crianças que são portadoras de deficiência e que são atendidas na sala de recursos multifuncional. A pesquisa foi desenvolvida em três capítulos: O primeiro, de cunho introdutório, é apresentado uma visão geral do trabalho. No segundo, faz-se uma fundamentação histórica e teórica acerca da Sala de Recursos Multifuncional, com enfoca no desenvolvimento da educação especial no Brasil, através da implantação das salas de recursos multifuncional. O terceiro capítulo dá ênfase as atividades lúdicas como metodologias de aprendizagem na salas de recursos multifuncional. Neste capítulo, é apresentado também a função pedagógica do brincar na aprendizagem das crianças, o uso dos jogos, brinquedos e das brincadeiras na função pedagógica das crianças da sala de recursos multifuncional e conclui-se com uma análise sobre a sala de recursos multifuncional da Escola Estadual Joaquim Adelino de Medeiros: da legislação ao lúdico. Sequencialmente, é feita as considerações finais do trabalho, onde se apresenta uma análise sucinta do seu desenvolvimento. O trabalho tem como base teórica BRASIL (1996 1998, 2006, 2011, 2015), CEE/SEEC/RN (2016), FRIEDMANN (1996), KISHIMOTO (2010), MANTOAN (2015), MRECH (2011), dentre outros autores que dão fundamentação teórica ao seu desenvolvimento. Vale salientar que o trabalho de pesquisa desenvolvido é de grande importância para formação pedagógica e humana do autor, tendo em vista que o tema pesquisado e o lócus da pesquisa fazem parte da vivência profissional do mesmo, o que o caracteriza como prazeroso para si e para as pessoa que possam se deleitar na sua análise.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5763
Other Identifiers: 2014009351
Appears in Collections:Pedagogia (A distância)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sala de Recursos Multifuncional_Monografia_2017.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.