Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5755
Title: Fortalecimento do conselho escolar: uma forma de melhorar a prática dos conselheiros em sua participação na gestão escolar da escola Presidente Castelo Branco do Município de Currais Novos/RN
Authors: Batista, Raimunda Edilma Adriano
Keywords: Administração pública;Controle Social;Educação;Conselho Escolar
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BATISTA, Raimunda Edilma Adriano. Fortalecimento do conselho escolar: uma forma de melhorar a prática dos conselheiros em sua participação na gestão escolar da escola presidente castelo branco do município de Currais Novos/RN. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Administração Pública), Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
Portuguese Abstract: No Brasil a participação da sociedade é efetivada através do Controle Social, já que a Constituição de 1988, no seu Art. 1.º parágrafo único diz que “Todo poder emana do povo...”, a partir desse princípio, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), passou a fomentar essa participação na esfera da educação, quando no seu Art. 14, inciso II, trás que a participação se dará através das comunidades escolar e local em conselhos ou equivalentes. Desse modo, os estados e municípios criaram legislações próprias, instituindo os seus conselhos de controle a acompanhamento. Apesar do tema “Controle Social” ser bastante estudado e pesquisado, muito ainda precisa ser feito para que os cidadãos saibam quão importante é a participação da sociedade civil organizada, no acompanhamento e fiscalização dos recursos destinados a execução de políticas públicas, especialmente no âmbito da educação. O presente projeto será desenvolvido com os conselheiros da Escola Presidente Castelo Branco do município de Currais Novos/RN, através de oficinas, reuniões e avaliação continuada da execução do plano de ação e tem como objetivos, fortalecer o Conselho Escolar da Escola Presidente Castelo Branco, do município de Currais Novos/RN, levando mais conhecimento aos conselheiros e ressaltando a importância da participação de cada um, para a Gestão Escolar e para o processo de ensino aprendizagem. Com a realização do projeto, espera-se que os conselheiros adquiram mais conhecimento, para que exerçam seu papel de agente transformador da comunidade escolar, auxiliando na tomada de decisão, participando da construção do Projeto Político Pedagógico, sugerindo soluções para problemas, avaliando, aprovando e fiscalizando a execução dos recursos do FNDE, como também motivando outras pessoas do seu seguimento, a participar das eleições do conselho e que a gestão possa contar com a participação mais efetiva dos conselheiros, com mais propriedade ao exercer suas funções e atribuições.
Abstract: No Brasil a participação da sociedade é efetivada através do Controle Social, já que a Constituição de 1988, no seu Art. 1.º parágrafo único diz que “Todo poder emana do povo...”, a partir desse princípio, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), passou a fomentar essa participação na esfera da educação, quando no seu Art. 14, inciso II, trás que a participação se dará através das comunidades escolar e local em conselhos ou equivalentes. Desse modo, os estados e municípios criaram legislações próprias, instituindo os seus conselhos de controle a acompanhamento. Apesar do tema “Controle Social” ser bastante estudado e pesquisado, muito ainda precisa ser feito para que os cidadãos saibam quão importante é a participação da sociedade civil organizada, no acompanhamento e fiscalização dos recursos destinados a execução de políticas públicas, especialmente no âmbito da educação. O presente projeto será desenvolvido com os conselheiros da Escola Presidente Castelo Branco do município de Currais Novos/RN, através de oficinas, reuniões e avaliação continuada da execução do plano de ação e tem como objetivos, fortalecer o Conselho Escolar da Escola Presidente Castelo Branco, do município de Currais Novos/RN, levando mais conhecimento aos conselheiros e ressaltando a importância da participação de cada um, para a Gestão Escolar e para o processo de ensino aprendizagem. Com a realização do projeto, espera-se que os conselheiros adquiram mais conhecimento, para que exerçam seu papel de agente transformador da comunidade escolar, auxiliando na tomada de decisão, participando da construção do Projeto Político Pedagógico, sugerindo soluções para problemas, avaliando, aprovando e fiscalizando a execução dos recursos do FNDE, como também motivando outras pessoas do seu seguimento, a participar das eleições do conselho e que a gestão possa contar com a participação mais efetiva dos conselheiros, com mais propriedade ao exercer suas funções e atribuições.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5755
Other Identifiers: 20162004687
Appears in Collections:CERES - Especialização em Administração Pública

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fortalecimento do conselho_2017_Projeto de Intervenção.pdfProjeto de Intervenção2.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons