Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5730
Title: Primeiramente, liberdade a Rafael Braga! O tom da democracia brasileira: direito de exercer direitos
Authors: Tavares, José Rolfran de Souza
Keywords: Rafael Braga;Democracia;Questão Étnico/Racial;Necropolítica;Direitos Humanos;Movimento Negro;democracy;Human rights;Black Movement;racism
Issue Date: 11-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: TAVARES, José Rolfran de Souza. Primeiramente, liberdade a Rafael Braga! O tom da democracia brasileira: direito de exercer direitos. 2017. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais), Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este é um trabalho monográfico que pesquisou a democracia brasileira a partir das violações que acontecem contra o povo negro desse país, utilizando como fio condutor o caso Rafael Braga. O objetivo desse estudo é problematizar as contradições no regime de governo vigente, a partir dos desrespeitos aos direitos de uma das populações que historicamente vem sendo oprimida na formação do Estado brasileiro. Para isso foi feita umapesquisa bibliográfica, reflexões teórico-conceituais, análise de dados quantitativos e um estudo do caso Rafael Braga. Os resultados obtidos apontam que o modelo democrático em vigor no país se faz através de regimes de governo que sustentam suas políticas na retirada de direitos de setores historicamente oprimidos, em um processo que sempre reatualiza o padrão relacional colonial, demarcando assim os povos não brancos como passíveis de arbitrariedades. A consideração final dessa pesquisa é que há uma disputa em torno da pauta que deve ser defendida pelos movimentos sociais quanto ao modelo de democracia mais interessante para o país, sendo o uso estratégico do caso Rafael Braga o que tenciona os debates.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5730
Other Identifiers: 2014033160
Appears in Collections:Ciências Sociais (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
primeiramenteliberdade_Tavares_2017.pdf.txt1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons