Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5707
Title: A relação da dieta com a prevalência de cárie dentária em jovens de 17 a 21 anos em município do nordeste brasileiro.
Authors: Souza, Hiogo Alberto Jácome de
Keywords: Dieta cariogênica;cárie dentária;prevalência;epidemiologia
Issue Date: 19-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Hiogo Alberto Jácome de. A relação da dieta com a prevalência de cárie dentária em jovens de 17 a 21 anos em município do nordeste brasileiro. 2017. Monografia (Graduação) Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A cárie dentária é uma doença multifatorial crônica, de caráter bacteriano, que progride lentamente na maioria das pessoas. Estudos relatam que um dos fatores determinantes para sua ocorrência nos indivíduos é a dieta, ao se considerar a frequência e a quantidade de determinados alimentos. O objetivo do estudo foi relacionar a dieta com a prevalência da cárie dentária, a partir dos dados da 3ª onda da coorte de Sobral, realizada em 2012. A construção do banco de dados foi realizada no programa Microsoft Office Excel e a análise estatística por meio do programa SPSS, através da análise de variância (ANOVA), a um nível de significância de 5%. Como resultados pôde-se verificar que o consumo de alimentos doces que contêm grandes quantidades dos açúcares sacarose e/ou frutose, tais como frutas, sucos naturais, achocolatados e bombons, em certas frequências e quantidades, é prejudicial à saúde bucal dos indivíduos devido a condicionar a ocorrência de cárie dentária em uma prevalência considerada de moderada a alta ou ainda a elevação do índice CPO-D entre jovens de 17 a 21 anos, sendo constatada uma associação mais evidente e forte entre o consumo de suco natural e bombom e o desenvolvimento de cárie dentária.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5707
Other Identifiers: 2013037100
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[2017.1] A relação da dieta com a prevalência de cárie dentária em jovens de 17 a 21 anos em município do nordeste brasileiro.pdfTrabalho de conclusão de curso - odontologia 2017.1491.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.