Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5684
Title: Empreendedorismo nos currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil: uma análise da bibliografia adotada nas disciplinas
Authors: Paiva, Alline Heloise Valle
Keywords: Empreendedorismo;Biblioteconomia;Empreendedorismo na Biblioteconomia;Ensino de empreendedorismo
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PAIVA, Alline Heloise Valle. Empreendedorismo nos currículos dos cursos de biblioteconomia do Brasil: uma análise da bibliografia adotada nas disciplinas. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia), Departamento de Ciência da informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A abordagem de empreendedorismo na academia contribui para preparar o profissional para se inserir mercado de trabalho. A adoção da disciplina de empreendedorismo nos cursos auxilia no desenvolvimento das habilidades e atitudes empreendedoras do futuro profissional. Tem como objetivo geral analisar a bibliografia adotada nas disciplinas sobre empreendedorismo ofertadas nos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Como objetivos específicos, esta pesquisa tem: a) Identificar a bibliografia base sobre empreendedorismo adotada nos cursos de Administração; b) Mapear os cursos de bacharelado em Biblioteconomia no Brasil que oferecem disciplinas sobre empreendedorismo; c) Comparar a bibliografia das disciplinas de empreendedorismo ofertadas nos curso de Biblioteconomia com as que são ofertadas em Administração; d) Identificar a adoção de literatura específica sobre empreendedorismo no campo informacional nas disciplinas sobre empreendedorismo ofertadas nos cursos de Biblioteconomia. Para tal, os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica e os métodos de pesquisa estruturalista e comparativos utilizados na elaboração da monografia. Como resultado foi inferido que: são poucos os cursos de Biblioteconomia brasileiros que disponibilizam a disciplina empreendedorismo na sua estrutura curricular; que as disciplinas existentes apresentam indicações bibliográficas semelhantes às publicações adotadas nos cursos de Administração embora poucas são as universidades que buscam adaptar as indicações bibliográficas com as produções que relacionam a área de empreendedorismo com a de Biblioteconomia. Por fim, conclui que a área precisa perceber o ensino do empreendedorismo como suporte na formação de futuros profissionais aptos a empreender em qualquer ambiente.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5684
Other Identifiers: 2014060443
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AllineHVP_Monografia.pdfBiblioteconomia 549.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.