Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5657
Title: A recuperação judicial através da fusão ou incorporação: a busca pelo equilíbrio entre o princípio da livre concorrência e o princípio da preservação de empresas
Authors: Mendes, Bruna Portela
Keywords: Recuperação judicial de empresas;Atos de concentração;Direito concorrencial;Análise do CADE;Failing Company
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MENDES, Bruna Portela. A recuperação judicial através da fusão ou incorporação: a busca pelo equilíbrio entre o princípio da livre concorrência e o princípio da preservação de empresas. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito), Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A presente monografia tem por objetivo analisar a recuperação de agentes econômicos em crise através da fusão e incorporação, realizando um estudo dessas duas espécies e apresentando as eventuais consequências - positivas e negativas - que trazem para a sociedade. Para isto, faz inicialmente uma exposição dos aspectos gerais do Direito Falimentar e Recuperacional, abordando o instituto da recuperação judicial e os princípios da função social e da preservação de empresas. O assunto é abordado com enfoque nos casos em que a melhor solução para a manutenção da empresa seria através de um ato concentracionista, pois a união de empresas para superação da crise econômico-financeira resulta em vantagens uma vez que mantém o agente econômico, os empregos que dele dependem e gera uma nova economia no mercado. Nesse sentido, avalia se a preservação da empresa nesses casos irá de encontro ao princípio da livre concorrência, uma vez que tais operações resultam em concentração de mercado e em possível desequilíbrio concorrencial. Assim, surge o alicerce principal e objeto central dessa monografia: o conflito e a necessidade de ponderação nos casos concretos do princípio da livre concorrência e o da preservação de empresas. Para analisar os aspectos inerentes a este conflito principiológico são apresentados fundamentos do Direito Concorrencial e o órgão de Defesa Econômica brasileiro, o CADE, explanando como se dá o processo de análise e aprovação das ações de concentração por este organismo. Por fim, apresenta uma solução para o juízo de ponderação destes dois princípios através da análise de jurisprudência do CADE e da aplicação da teoria norte-americano do failing company.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5657
Other Identifiers: 2013047160
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrunaPM_Monografia.pdfDireito1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.