Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5651
Title: As políticas públicas brasileiras de combate ao trabalho escravo moderno: do conceito de trabalho decente aos desafios da eficácia das políticas sobre a vida do trabalhador após o resgate
Authors: Pereira, Mariana Gomes
Keywords: OIT;Trabalho decente;Escravidão;Políticas públicas;Trabalhador resgatado
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Mariana Gomes. As políticas públicas brasileiras de combate ao trabalho escravo moderno: do conceito de trabalho decente aos desafios da eficácia das políticas sobre a vida do trabalhador após o resgate. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito), Departamento de Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A proposta do presente estudo é trazer para o centro do debate a eficácia e o impacto que as normas criadas para o combate ao trabalho escravo possuem sobre a vida do trabalhador resgatado. Até que ponto os programas atuais oferecem amparo ao trabalhador vencida a fase do resgate? Para tanto o estudo partirá do conceito de trabalho escravo moderno, com as suas características e especificidades, passando pelo conceito de trabalho decente lançado pela OIT, o qual trouxe como um dos seus quatro objetivos estratégicos a erradicação das formas de trabalho forçado, até chegar às políticas públicas brasileiras voltadas para o combate ao trabalho escravo. Desse modo, diante da apresentação de conceitos fundamentais para o desenvolvimento desta pesquisa, esta finalmente alcançará a fase de análise da eficácia que essas políticas apresentadas e atualmente em vigor possuem sobre a vida daqueles trabalhadores que são resgatados de locais de trabalho onde o labor era exercido em condições análogas à escravidão, ou seja, trabalhadores considerados escravos. Vítimas da escravidão contemporânea, chegando assim à conclusão do real amparo que essas normas e políticas são capazes de oferecer ao trabalhador resgatado, de modo a retirá-lo do ciclo da escravidão, alcançando este um posto de trabalho condizente com o conceito de trabalho decente.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5651
Other Identifiers: 2012933114
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarianaGP_Monografia.pdfDireito631.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.