Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5630
Title: As concepções de coordenadores pedagógicos sobre as suas funções administrativas e pedagógicas no cotidiano de escolas públicas da cidade de Santa Cruz/RN
Authors: LIMA, Ana Paula da Silva
Keywords: Concepção;Coordenador Pedagógico;Funções Pedagógicas
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Ana Paula da Silva. As concepções de coordenadores pedagógicos sobre as suas funções administrativas e pedagógicas no cotidiano de escolas públicas da cidade de Santa Cruz/RN. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2017.
Portuguese Abstract: A atuação do Coordenador Pedagógico no cotidiano escolar é considerada por muitos como enigmática. Muitos são os estudos que visam à definição de uma função específica para esse profissional, mas poucas são as conclusões para essa problemática. Nesse víeis, para compreendermos a concepção de Coordenador Pedagógico na contemporaneidade é necessário revisitarmos momentos históricos da educação brasileira com um olhar mais reflexivo sobre como se deu o surgimento desse profissional nas escolas e qual sua importância diante das dificuldades enfrentadas pela conjuntura escolar em diferentes épocas. Nesse sentido, este artigo pretende ressaltar a importância da função pedagógica do Coordenador em diferentes tendências, tais como Escolástica, Tecnicista e Democrática. Além disso, visa delinear uma reflexão sobre a história, as funções e a importância do Coordenador Pedagógico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa junto a seis coordenadores de escolas da rede pública de ensino da cidade de Santa Cruz/RN, os quais responderam a um questionário e participaram de entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados nesta pesquisa comprovam que no cotidiano escolar há uma maior preocupação em resolver questões burocráticas do que em propor estratégias que direcione a prática docente a promover melhorias no processo ensino-aprendizagem. Para a construção deste trabalho, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: Augusto (2006), Ferreira (2007), Flick (2009), Libâneo (2007), Luckesi (2011), Pimenta (2012), Placco e Almeida (2006), Triviños (2008), Veiga (2002).
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5630
Other Identifiers: 2014007141
Appears in Collections:Pedagogia (A distância)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As concepções de coordenadores_Artigo_2017.pdf435.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.