Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5622
Title: A evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo dos movimentos de evasão de jovens e adultos na Escola Municipal Professora Socorro Amaral
Authors: Oliveira, Maria Madalena Silva
Keywords: Evasão escolar;Educação de Jovens e Adultos;Aprendizagem
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Maria Madalena Silva. A evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos: Um estudo dos movimentos de evasão de jovens e adultos na Escola Municipal Professora Socorro Amaral. 2017. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O presente artigo discute os movimentos de evasão dos alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Professora Socorro Amaral, uma unidade de ensino situada na Cidade de Currais Novos/RN. Objetivamos com nosso estudo, entender aspectos do movimento de evasão na unidade de ensino estudada. Para buscarmos atingir nosso objetivo, nos respaldamos teoricamente em autores, tais como: Vasconcellos (1995); Freire (1996), Arroyo (1996), Nóvoa (1992), entre outros. Quanto aos dados e informações para ser analisado no curso dos nossos estudos, reconstituímos os resultados das observações do Estágio Supervisionado, que fizemos no período de 17 de abril a 10 de maio de 2017 e, de um estudo que foi feito na mesma escola no período de 11 a 15 de setembro, quando visitamos a escola para construir dados e informações que nos possibilitasse compreender um pouco mais sobre o nosso objeto de estudo: movimentos de evasão dos alunos da Escola Municipal Professora Socorro Amaral. Esses procedimentos e a literatura estudada nos possibilitou concluir que o professor não define a continuidade ou não dos discentes, pois os fatores sociais e econômicos são muito fortes, no que diz respeito à evasão escolar ou a assiduidade desse aluno na escola, mas por outro lado, o professor e sua forma de trabalhar a educação contribuem para evasão ou a permanência do aluno. Por fim, podemos inferir que com esse estudo foi possível constatar que os alunos esperam da EJA muito mais do que aprender a ler e escrever. Eles pretendem continuar os estudos e utilizá-lo para a sua formação crítica e social, eles enxergam a escola como uma chance, uma oportunidade para um futuro melhor.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5622
Other Identifiers: 2014008710
Appears in Collections:Pedagogia (A distância)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A evasão escolar_Artigo_2017.pdf393.44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons