Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5608
Title: Educação musical e o samba-reggae em contextos sociais desamparados: um estudo de caso a partir do Projeto Social de Música Leão de Judá
Authors: Araújo, Karollen Francyane Gomes de
Keywords: Música - Instrução e estudo;Projetos de desenvolvimento social
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Karollen Francyane Gomes de. Educação musical e o samba-reggae em contextos sociais desamparados: um estudo de caso a partir do Projeto Social de Música Leão de Judá. 2017. 89 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2017.
Portuguese Abstract: A educação musical voltada para aspectos transformadores na sociedade brasileira vem ganhando notoriedade, é por isso que os principais objetivos dos projetos sociais revelam, em sua maioria, uma natureza educativo-política inclusiva e libertadora, alcançando a emancipação social de diversos indivíduos. Essas ações educativas e musicais vêm ofertando novas oportunidades de ascensão social e profissional alcançando e transformando a perspectiva de vida de diversos indivíduos que vivem em contextos sociais desamparados. Sendo assim, este presente trabalho tem por objetivo analisar os fatores – por meio de observações, análises e entrevista semiestruturada com o idealizador do projeto – pelos quais o ensino de música, em especial o samba-reggae, vêm atraindo e motivando esses jovens a entrarem no projeto social de música Leão de Judá, visto que existem outros projetos sociais na região inclusive de educação artísticamusical. O trabalho está alicerçado teoricamente a partir das abordagens reflexivas dos autores aos quais abordam a temática educativa, musical e social, como: Paulo Freire (1967; 1997; 2002), Kater (2004), Jusamara Souza (2014), Samuel Araújo (2006), Pedro Demo (2011), dentre outros. O presente trabalho aponta às conclusões, no sentido de reflexões acerca da motivação dos alunos em buscarem a participação no projeto. Nesse sentido, o envolvimento dos jovens vêm aumentando cada vez mais, fazendo com que o projeto conquiste a admiração da população local e amplie-se para outras zonas socialmente vulneráveis da capital potiguar.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5608
Other Identifiers: 2014046480
Appears in Collections:Música (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Karollen.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.