Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5565
Title: Estudo da eficiência de grupos fosfonatos na inibição de incrustação de CaCO3
Authors: Costa, Guilherme Nunes da
Keywords: Incrustação;Carbonato de cálcio;Fosfonato;Ácido aminotrismetilfosfônico;Agentes quelantes;Phosphonate;Calcium carbonate;Scale
Issue Date: 17-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Guilherme Nunes da. Estudo da eficiência de grupos fosfonatos na inibição de incrustação de CaCO3. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo), Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A formação de incrustações em poços de petróleo está vinculada a diversos fatores que ocorrem simultaneamente durante todo o processo de produção do óleo. Perturbações no equilíbrio químico do sistema, alterações físicas e incompatibilidade química entre águas de diferentes composições são alguns agentes que contribuem para a formação destes depósitos salinos que ocasionam diversos prejuízos para a operação. Dentro deste contexto, se faz necessário um estudo sobre os inibidores de incrustação, que é o método mais eficaz para combater e prevenir a formação destes precipitados. Neste trabalho foi avaliada a eficiência do grupo fosfonato presente em inibidores de incrustação de CaCO3. Dois inibidores de mesma composição química (contendo grupos fosfonato), diferenciando-se entre si apenas na concentração de princípio ativo, foram avaliados. O ATMP (ácido aminotrismetilfosfônico) é um fosfonato muito empregado como inibidor de incrustação devido as suas propriedades quelantes. Este ligante possui em sua estrutura grupos amina e hidroxila capazes de formarem ligações covalentes e estabelecerem complexos com os íons Ca+2. Foi analisada a compatibilidade dos inibidores com as salmouras empregadas e avaliada a influência do teor de princípio ativo na eficiência dos produtos. O inibidor contendo maior teor de princípio ativo apresentou maior eficiência de inibição em condições dinâmicas. A vazão de injeção dos fluidos no capilar também foi um parâmetro estudado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5565
Other Identifiers: 2014063928
Appears in Collections:Química do Petróleo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoEficiênciaFosfonatos_COSTA_2017.pdfArtigo principal1,54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons