Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5555
Title: O que eu faço, o que você vê, o que eu respondo: utilizando diferentes métodos de medição de personalidade em Macacos-prego cativos (Sapajus libidinosus)
Authors: Nunes, Vitória Fernandes
Keywords: Diferenças individuais;Perfil comportamental;Síndromes comportamentais
Issue Date: 8-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NUNES, Vitória Fernandes. O que eu faço, o que você vê, o que eu respondo: utilizando diferentes métodos de medição de personalidade em Macacos-prego cativos (Sapajus libidinosus). 2017. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas), Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Mesmo tendo a personalidade animal sido tratada por Darwin como uma característica resultante de um processo de evolução, o tema foi negligenciado por muito tempo sendo as diferenças individuais tratadas como ruídos ao redor do valor médio que representaria um ótimo comportamental selecionado. Mais recentemente, estudos de eixos de personalidade como o de Bold-Shy trouxeram de volta à comunidade científica a discussão de diferenças individuais em animais não-humanos e em como elas podem ser mantidas evolutivamente. Pesquisas científicas utilizam métodos lexicais (questionário) e não lexicais (observações focais e testes comportamentais) para aferição da personalidade, mas existe uma escassez de trabalhos que comparem os dados obtidos nesses métodos. Os macacos-prego (Sapajus libidinosus) constituem um bom modelo teórico nos estudos comparativos pois já foi encontrado um número dimensões de personalidade comparáveis com o Big-Five encontrado em humanos. Também são um bom modelo prático, pois representam a segunda espécie de primata encontrada em Centros de resgate. Este trabalho consiste no uso concomitante de observações comportamentais por focal contínuo, uso de questionário e testes comportamentais para o estudo da personalidade em um grupo de macacos-prego cativos (Sapajus libidinosus). 13 indivíduos tiveram seus comportamentos observados através de focal contínuo de 5 minutos um total 26 horas, participaram de testes comportamentais e cinco observadores responderam a um questionário de primatas, já validado, sobre eles. Após a coleta de dados individuais através de cada método, foi feita uma análise de correlação entre as medidas obtidas. De forma geral o questionário apresentou maior correlação com o padrão comportamental que o método de testes. Entretanto, as correlações encontradas podem ter apresentado um viés de como animal interage com o observador, enquanto os testes apresentaram correlações mais concordantes com os dados da literatura. Os resultados desse trabalho podem ajudar no aprimoramento da pesquisa de personalidade animal, podendo elucidar que diferentes métodos de medição de personalidade podem gerar resultados discordantes e independentes, e que o uso de mais de uma medida pode resultar em resultados mais amplos e abrangentes
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5555
Other Identifiers: 2012913372
Appears in Collections:Ciências Biológicas (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MedicaçaoPersonalidade_Nunes_2017.pdfMonografia 2.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.