Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5551
Title: Aplicação da ISO 17025 a medidas de densidade utilizando densímetro digital atmosférico.
Other Titles: Application of ISO 17025 to density measurements using atmospheric digital densimeter.
Authors: Lima, Maria Aparecida Aires
Keywords: ISO 17025;Atmospheric densimeter;Medidas de densidade;densímetro atmosférico,;ASTM D5002-16;Density measurements
Issue Date: 13-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Maria Aparecida Aires de. Aplicação da ISO 17025 a medidas de densidade utilizando Densímetro Digital atmosférico . 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química), Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A ABNT NBR ISO/IEC 17025 é a versão brasileira da norma internacional que possui todos os requisitos para um laboratório seguir se desejar demonstrar que produz valores tecnicamente válidos. A implementação da ISO 17025 nos laboratórios de ensaio e calibração trás grandes benefícios a sociedade devido à obrigatoriedade do uso de normas nacionais e internacionais reconhecidas, fazendo com que as organizações procurem se adaptar a praticas reconhecidas nacionalmente e no mundo. Além disso, os laboratórios interessados em obter o reconhecimento devem solicita-lo somente ao INMETRO, em nível nacional e ao RMMG – Rede Metrológica do Estado de Minas, em nível estadual. Esses órgãos; INMETRO e RMMG possuem credibilidade inquestionável no sentido da execução das auditorias. Para laboratórios que tem por objetivo a prestação de serviço adequar-se a ISO 17025 é uma forma de oferecer a seus clientes credibilidade nos resultados fornecidos, mostrando que estão preocupados com a qualidade dos resultados fornecidos e com a transparência aumentando suas chances na livre concorrência. O presente trabalho aplicou a sessão cinco da ISO 17025 a um procedimento de medida de densidade seguindo a ASTM D5002-16 utilizando um medidor de densidade atmosférico. Foram realizados cálculos de densidade de óleo morto à pressão atmosférica. Ao elaborar os documentos solicitados pela ISO 17025 e realizar os experimentos seguindo a ASTM D5002-16 foi possível observar que laboratórios de ensaio ou calibração que desejam o comprometimento com a verdade e a transparecia, mesmo não possuindo a acreditação podem adequar-se à norma, utilizando normas reconhecidas para a realização de ensaios, buscando atender aos requisitos destinados à direção e aos requisitos técnicos como foi feito para realização desse trabalho. No entanto para obter a acreditação o laboratório precisa dispor de um capital financeiro para arcar com os custos referentes à participação em interlaboratoriais e auditorias. Embora a norma traga grandes benefícios à sociedade, muitas empresas ainda não podem arcar com os custos da acreditação.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5551
Other Identifiers: 2013015210
Appears in Collections:Química (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DensimetroDigital_Lima_2017.pdfMonografia2.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.