Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5507
Title: Indicadores de desempenho da educação: estudo na rede estadual de educação do Rio Grande do Norte, no período de 2011 a 2014
Authors: Queiroga, Saul Marcel Forte de
Keywords: Gestão pública;Contabilidade pública;Rio Grande do Norte;Educação;Indicadores de desempenho
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: QUEIROGA, Saul Marcel Forte de. Indicadores de desempenho da educação: estudo na rede estadual de educação do Rio Grande do Norte, no período de 2011 a 2014. 2015. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O Brasil passa por uma crise de valores morais e éticos, com o surgimento diário de casos de corrupção, impunidade e abusos de poder. Também existem diversos problemas sociais como violência, fome e drogas. Existe uma evidenciação da educação pelo fato da crise econômica, cultural e de valores. Os baixos índices da educação pública servem para alarmar a sociedade sobre a relação entre educação e problemas sociais. Sabe-se que a forma mais eficaz de solucionar as desigualdades sociais é proporcionando uma educação de qualidade para a sociedade. O estudo em tela buscou verificar o quadro em que se encontra a educação do Rio Grande do Norte, de acordo com os indicadores de desempenho, durante o período de 2011 a 2014. Foram coletados dados Instituto Nacional de Pesquisa Anísio Teixeira (INEP) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi utilizado o método indutivo e a mensuração quantitativa dos dados. Os resultados revelaram que a educação do estado do Rio Grande do Norte apresenta um quadro de baixa qualidade, apresentando sempre resultados negativos em comparação com a média nacional. O único ponto positivo foi a quantidade de professores com nível superior, número acima da média nacional. A pesquisa conclui que pouco foi alterado no quadro da educação pública do Rio Grande do Norte, no período analisado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5507
Other Identifiers: 2011060477
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SaulMFQ_Monografia.pdfCiências Contábeis 642.06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.