Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5487
Title: Percepção do pequeno empresário do ramo de lanchonete sobre o melhor modelo de custeamento no processo de tomada de decisão
Authors: Pinheiro, Silvan Gomes
Keywords: Mensuração dos custos;Métodos de custeio;Tomada de decisão
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PINHEIRO, Silvan Gomes. Percepção do pequeno empresário do ramo de lanchonete sobre o melhor modelo de custeamento no processo de tomada de decisão. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O controle sobre os custos é peça fundamental como ferramenta de gestão, inclusive para as pequenas e microempresas torna-se importante mensurar seus custos. Em muito delas, existe o desconhecimento do potencial que a contabilidade pode gerar na evidência de dados reais para a melhor administração empresarial. Desse modo o presente estudo vem mostrar ao empreendedor, que através do conhecimento e aplicação de métodos de custeio, a atividade gestora de custos e despesas será mais esclarecedora e útil no processo de tomada de decisão, onde demonstrará informações relevantes trazendo maior segurança nas escolhas frente a acontecimentos futuros. Diante desse cenário, o vigente trabalho ora apresentado tem por finalidade propor, entre dois métodos de custeamento, qual a melhor técnica se aplica nas propostas questionadas no escopo da pesquisa em relação ao contexto de uma pequena lanchonete na cidade do Natal-RN, possuidora de vários produtos comercializados em seu ramo. A metodologia da pesquisa empregada é do tipo exploratória e descritiva, operando com elementos de caráter qualitativo no esforço de responder seus objetivos. Dessa maneira, foi empreendida um estudo de caso tendo o enfoque primeiramente na coleta de custos dos principais produtos, como igualmente determinou-se as despesas e receitas que deram base a análise da realidade vivida pela empresa, na qual, foram primordiais na composição de demonstrativos contábeis sujeitas à análise reflexiva do empresário em um questionário. Com o andamento dos resultados foi verificado que por sinal tais pensamentos, em relação ao custeio dos produtos optou-se pelo método do custeio por absorção em vista a formular preços de venda. Entretanto em uma visão mais ampla e gerencial o entrevistado escolheu pelo custeio variável devido a visualizar melhor a separação de seus gastos e quanto a empresa precisa vender para vencer os mesmos. É visto a importância do trabalho por provocar o usuário da informação - proprietário – em buscar a utilização de práticas contábeis na área de custos, procurando implementar em seu meio técnicas de custeamento que traga a pequena empresa formas de julgamento mais justo, aperfeiçoando as informações extraídas, dando uma expectativa mais precisa para a tomada de decisão no intuito de se alcançar os lucros desejados.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5487
Other Identifiers: 2010015274
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SilvanGP_Monografia.pdfCiências Contábeis 1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.