Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5485
Title: O comportamento das sete maiores instituições financeiras listadas na CVM entre os anos de 2011 a 2015: uma analise de indicadores de liquidez e rentabilidade
Authors: Câmara, Hallison Henrique Rodrigues
Keywords: Análise de balanço;Instituições financeiras;Indicadores financeiros;Liquidez;Rentabilidade
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CÂMARA, Hallison Henrique Rodrigues. O comportamento das sete maiores instituições financeiras listadas na CVM entre os anos de 2011 a 2015: uma analise de indicadores de liquidez e rentabilidade. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A análise das demonstrações contábeis é fundamental para o processo de mensuração da situação econômico-financeira vivida por uma instituição financeira - os fatores que refletem a imagem estática ou dinâmica podem ser analisados através de indicadores contábeis. O trabalho busca analisar a situação econômico-financeira dos sete maiores bancos, em número de ativos totais, em atuação no Brasil e com ações na BM&FBovespa entre 2011 e 2015 – período que comporta a queda do PIB brasileiro, a partir de indicadores de liquidez e rentabilidade a fim de entender o comportamento adotado durante esse período de recessão econômica. Os objetivos específicos são definidos por: fazer levantamento dos indicadores econômico financeiros, analisar a evolução temporal dos indicadores de liquidez e rentabilidade e identificar as razões da evolução temporal sob o período em análise. A importância deste trabalho é analisar se os bancos estudados na amostra são rentáveis e possuem boa liquidez, além de verificar a postura adotada para enfrentar a crise econômica do Brasil e se cresceram nestes anos. A análise é realizada a partir da interpretação de 10 indicadores diferentes que traduzem informações de liquidez e rentabilidade destes bancos. Os resultados obtidos refletem bancos com inseguranças financeiras adotadas por políticas conservacionistas, outros com dependência de capital de terceiros mas que obtém bons resultados e alguns alcançaram grandes lucros, sendo que fusões e incorporações representaram grande parte do crescimento dos ativos assim como as principais atividades de operações de crédito.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5485
Other Identifiers: 2011031887
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HallisonHRC_Monografia.pdfCiências Contábeis 932.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.