Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5395
Title: Efeito de uma dieta com alto teor de carboidratos no fígado de ratos wistar
Authors: Aguiar, Ana Júlia Felipe Camelo
Keywords: Carboidrato, histopatologia, transaminases.
Issue Date: 4-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AGUIAR, Ana Júlia Felipe Camelo. Efeito de uma dieta com alto teor de carboidratos no fígado de ratos Wistar. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O atual padrão alimentar da população moderna, caracterizado por alimentos com alto teor de carboidratos, gordura e sódio tem acarretado no desenvolvimento de diversas desordens metabólicas. Levando-se em consideração esse aspecto de transição nutricional, e com o objetivo de avaliar seu impacto na saúde dos indivíduos, diversos modelos animais têm sido realizados com o uso de dietas experimentais que se assemelham à alimentação da sociedade moderna. Estudos mostram que a obesidade decorrente do desequilíbrio nutricional da dieta ocasionado pelo consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de doença hepática gordurosa não alcóolica (DHGNA). Diante disso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de um modelo experimental de dieta com alto teor de carboidratos sobre o fígado de ratos Wistar machos adultos. Para isso, foram utilizados dois grupos de animais, o grupo controle (n=5) que recebia a dieta padrão Labina® e o grupo experimental (n=5), a dieta experimental, por um período de 17 semanas. Foram realizados testes das concentrações das transaminases e a análise histopatológica qualitativa do fígado. Ao final do experimento, foi observado que a média da concentração de ALT (40,80 mg/dl) no grupo experimental foi superior às demonstrada pelo grupo controle (27,60 mg/dl), mesmo não apresentando diferença estatística, além disso, na análise da histologia, foi visto um acúmulo de gordura no fígado dos animais alimentados com a dieta experimental. Dessa forma, foi possível comprovar que essa dieta com alto teor de carboidratos foi capaz de induzir uma alteração no fígado dos animais, sendo uma opção para estudos sobre fisiopatologia que envolvam complicações associadas ao fígado, visto que o modo de indução utilizado se apresenta como um modelo próximo à alimentação humana atual.
Abstract: O atual padrão alimentar da população moderna, caracterizado por alimentos com alto teor de carboidratos, gordura e sódio tem acarretado no desenvolvimento de diversas desordens metabólicas. Levando-se em consideração esse aspecto de transição nutricional, e com o objetivo de avaliar seu impacto na saúde dos indivíduos, diversos modelos animais têm sido realizados com o uso de dietas experimentais que se assemelham à alimentação da sociedade moderna. Estudos mostram que a obesidade decorrente do desequilíbrio nutricional da dieta ocasionado pelo consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar pode contribuir para o desenvolvimento de doença hepática gordurosa não alcóolica (DHGNA). Diante disso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito de um modelo experimental de dieta com alto teor de carboidratos sobre o fígado de ratos Wistar machos adultos. Para isso, foram utilizados dois grupos de animais, o grupo controle (n=5) que recebia a dieta padrão Labina® e o grupo experimental (n=5), a dieta experimental, por um período de 17 semanas. Foram realizados testes das concentrações das transaminases e a análise histopatológica qualitativa do fígado. Ao final do experimento, foi observado que a média da concentração de ALT (40,80 mg/dl) no grupo experimental foi superior às demonstrada pelo grupo controle (27,60 mg/dl), mesmo não apresentando diferença estatística, além disso, na análise da histologia, foi visto um acúmulo de gordura no fígado dos animais alimentados com a dieta experimental. Dessa forma, foi possível comprovar que essa dieta com alto teor de carboidratos foi capaz de induzir uma alteração no fígado dos animais, sendo uma opção para estudos sobre fisiopatologia que envolvam complicações associadas ao fígado, visto que o modo de indução utilizado se apresenta como um modelo próximo à alimentação humana atual.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5395
Other Identifiers: 2014078439
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeitodietaalto_2017_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo737.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons