Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5377
Title: Elementos que dão suporte para a técnica do copinho em um hospital universitário do interior do Rio Grande do Norte
Authors: Alves, Maria do Socorro
Keywords: Recém-Nascido;Aleitamento Materno;Métodos de Alimentação
Issue Date: 24-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALVES, Maria do Socorro. Elementos que dão suporte para a técnica do copinho em um hospital universitário do interior do Rio Grande do Norte. 2017. 26 f. Artigo Científico (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2017.
Portuguese Abstract: Introdução: O processo de amamentação traz benefícios fisiológicos e psicológicos para o binômio mãe e filho. No entanto, estudos comprovam a existência de diversos fatores que comprometem o estabelecimento da amamentação. O uso do copo é uma técnica considerada atualmente auxiliadora no processor da amamentação. Objetivo: investigar os elementos que a dão suporte para a técnica do copinho em um hospital universitário do interior do Rio Grande do Norte. Metodologia: pesquisa descritiva exploratória, realizada em uma localizada na cidade de Santa Cruz-RN. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com parecer de número 2.063.380. Resultados: A coleta dos dados aconteceu de junho a novembro de 2017, com 7 profissionais de saúde diretamente responsáveis pela técnica do copinho. Resultados: A origem do complemento foi artificial, doação ou mista. Quanto à forma de preparo, em geral é manual, pasteurizado ou ordenhado do seio. O armazenamento do leite é feito no frízer, geladeira, caixa térmica ou mantido em temperatura ambiente. Os principais profissionais envolvidos na indicação do tipo de leite foram o nutricionista, enfermeiro e pediatra. Discussões: O tipo de leite escolhido, forma de armazenamento e preparo varia de acordo com o setor envolvido, contudo, observou-se que os preceitos estabelecidos pela literatura são seguidos corretamente. Conclusões: A equipe é fundamental para o bom desempenho da técnica. São necessários mais estudos com diferentes abordagens sobre a temática.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5377
Other Identifiers: 2014078260
metadata.dc.description.embargo: 2020-12-13
Appears in Collections:FACISA - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elementossuportetécnicacopinho_Alves_2017
Restricted Access Until 2020-12-12
Artigo318.82 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.