Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5373
Title: Confiabilidade Intra-avaliador e interavaliadores na análise funcional do movimento em atletas amadoras de futebol feminino
Authors: Santos, Thiago Robemar Vilela
Keywords: análise de desempenho;reprodutibilidade de resultados
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Thiago Robemar Vilela. Confiabilidade Intra-avaliador e interavaliadores na análise funcional do movimento em atletas amadoras de futebol feminino. 2017. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Fisioterapia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Introdução: A prática do futebol vem se tornando cada vez mais popular entre as mulheres, com o número de adeptas crescendo em grande escala ao redor do mundo. Devido a fatores intrínsecos e extrínsecos, algumas diferenças são observadas em relação ao risco de lesão na população feminina, o que torna necessária uma avaliação física funcional dentro dessa modalidade. O FMS™ é uma ferramenta que visa analisar, por meio de movimentos, fundamentais alterações funcionais que comprometam o desempenho e aumentem o risco de lesão. No entanto, até o momento, não foi observada a avaliação da confiabilidade desse método em uma população de futebol feminino, apesar do contínuo crescimento da modalidade. Objetivo: Analisar a confiabilidade intra-avaliador e interavaliadores do FMS em atletas amadoras de futebol feminino. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo de confiabilidade em uma amostra de 28 atletas de futebol feminino. A coleta dos dados foi feita em dois dias para cada voluntária, sendo o primeiro dia de avaliação e o segundo de reavaliação, onde em cada dia as voluntárias realizavam os sete padrões de movimento propostos pelo FMS e eram filmadas por duas câmeras no plano frontal e sagital. Em seguida, 3 avaliadores analisavam os vídeos dos dois dias e marcavam os seus escores segundo as instruções do FMS™. A análise estatística dos dados foi feita através do SPSS 20.0 e o Coeficiente de Correlação Intraclasse foi utilizado para definir o nível de confiabilidade intra-avaliador e interavaliadores. Resultados: Foi observado, nos escores totais do FMS, uma boa confiabilidade intra-avaliador para os 3 avaliadores e uma confiabilidade interavaliadores boa para o primeiro dia de avaliação e regular para o segundo dia. Conclusão: O FMS é uma ferramenta de boa confiabilidade para um mesmo avaliador e de regular a boa confiabilidade para diferentes avaliadores, na avaliação de atleta amadoras de futebol feminino.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5373
Other Identifiers: 2013041917
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConfiabilidadeIntra-avaliador_2017_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo981.27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.