Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5356
Title: Avaliação Físico-Química do Nuggets de peixe voador (Hirundichthys affinis) durante armazenamento sob congelamento
Authors: Souza, Julianna Domingos Campos de
Keywords: Hirundichthys affinis, nuggets, qualidade físico-química
Issue Date: 23-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, J. D. C. Avaliação físico-química do nuggets de peixe voador durante armazenamento sob congelamento. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Considerando que a demanda de produtos alimentícios será cada vez maior, a recuperação das proteínas de pescado de espécies de baixo valor comercial ou dos subprodutos de sua industrialização se faz necessário, representando uma alternativa de consumo de produtos diferenciados com elevado valor nutricional e preço acessível. Diante disso, o peixe voador (Hirundichthys affinis), apresenta qualidade tecnológica e nutricional para ser utilizado como matéria-prima para a produção de produtos à base de pescado. A exemplo disso podemos citar o nuggets elaborado a partir do surimi do peixe voador. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar físico-quimicamente o nuggets de peixe voador durante o armazenamento por 120 dias sob congelamento, a fim de determinar o tempo de vida de prateleira do produto. Foram produzidos nuggets de peixe voador com 40% de surimi e 2% de carboximetilcelulose. Durante o período de armazenamento, foram realizadas análises de umidade por gravimetria em estufa a 105ºC até peso constante da amostra, acidez total titulável e pH com auxílio de pHmetro. De forma geral, os valores das análises dos nuggets mantiveram-se estabilizados durante o período de 120 dias de armazenamento, demonstrando variações não significativas nos valores de umidade, partir do dia 90, com 44,94% no dia 0 e 47,22% no dia 90, assim como pH com 7,87 no dia 0 e 8,25 no dia 90 e variações significativas a partir do dia 90 nos valores de acidez com 0,509 no dia 0 e 2,513 no dia 90. Conforme resultados obtidos, pode-se concluir que os nuggets apresentaram boa estabilidade físico química durante o período de armazenamento sob congelamento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5356
Other Identifiers: 2012955372
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliaçãofísico-química_2017__Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.