Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5352
Title: Avaliação das alterações microbiológicas do peixe voador (Hirundichthys Affinis) durante o período de armazenamento em gelo.
Authors: Filgueira, Bruna Nayara Nogueira
Keywords: Microbiologia de Alimentos;pescado;qualidade;frescor
Issue Date: Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FILGUEIRA, Bruna Nayara Nogueira. Avaliação das alterações microbiológicas do peixe voador (Hirundichthys affinis) durante o período de armazenamento em gelo. 2017. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: O frescor do pescado depende de fatores biológicos e de manipulação que influenciam nas mudanças dos aspectos físico-químicos, bioquímicos e microbiológicos, aumentando a deterioração e diminuindo esse frescor. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar as alterações microbiológicas do peixe voador (Hirundichthys affinis) durante o período de armazenamento em gelo. Para isso, durante 19 dias de armazenamento duas amostras de peixe voador foram analisadas, a cada 48h, quanto a pesquisa de Salmonella spp; e, as contagens de estafilococos coagulase positiva, coliformes a 45ºC, microrganismos aeróbios mesófilos e psicotróficos. Os resultados obtidos foram ausência de Salmonella spp. em todas as amostras. Apenas na amostra do dia 9 de armazenamento foram identificados estafilococos coagulase positiva (2,6 log UFC/g) e Coliformes a 45ºC (3,6 NMP/g), porém tais contagens atenderam aos padrões microbiológicos vigentes. Além disso, foi evidenciada a multiplicação crescente e significativa tanto de mesófilos (3,2 log UFC/g – 5,61 log UFC/g) quanto de psicotróficos (2 log UFC/g – 8,18 log UFC/g). Com base nas análises realizadas foi possível inferir que até o 11º dia de armazenamento em gelo o peixe voador manteria as contagens de microrganismos mesófilos e psicotróficos em níveis aceitáveis. No entanto, outras análises de caráter físicoquímicas e sensoriais seriam necessárias para estabelecer a vida útil do peixe voador.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5352
Other Identifiers: 2015074720
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliaçãoalteraçõesmicrobiológicas_2017__Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo533.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons