Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5348
Title: Análise da gestão da qualidade através do diagrama de causa e efeito: estudo de caso em uma empresa de móveis planejados
Authors: Galvão, Danielle Medeiros
Keywords: Qualidade;Ferramentas;Diagrama de causa e efeito;Produto final;Processos
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GALVÃO, Danielle Medeiros. Análise da gestão da qualidade através do diagrama de causa e efeito: estudo de caso em uma empresa de móveis planejados. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O trabalho realizado, objetiva identificar, com base nos preceitos da Gestão da Qualidade, as causas que estão desencadeando a baixa qualidade do produto final entregue aos clientes da loja Criare Nova Parnamirim/RN. Este trabalho configura-se como um estudo de caso, por meio de uma abordagem qualitativa de cunho exploratório, a qual utilizou-se da pesquisa de campo como método de investigação. O tipo de amostra selecionado foi a não-probabilística acidental e por conveniência. Para a coleta dos dados fez-se uso da técnica de entrevista, auxiliada pela aplicação da técnica do Brainstorming. Para a análise das causas levantadas, foi empregado, além do Brainstorming, o uso de algumas ferramentas da qualidade, o Diagrama de Causa e Efeito (Diagrama de Ishikawa) e o Diagrama de Pareto, por meio dos quais foi possível estabelecer relações entre as causas e a problemática em evidência. Feito isso, pode-se verificar o nível de influência que cada fator encontra exercendo sobre o problema fim, objeto de estudo dessa pesquisa, de modo que foi possível propor sugestões de intervenções a fim de minimizar e até mesmo corrigir os aspectos mais críticos detectados. Dessa maneira, conclui-se tanto que as ferramentas da qualidade são importantes na solução de problemas das empresas e na busca pela melhoria contínua, como também que o produto final entregue pela Loja Criare, apresenta deficiências, quanto a alguns quesitos, e por isso a organização como um todo, dirigentes e colaboradores, precisa imprimir esforços direcionados na busca pelo alinhamento e melhoria dos processos desenvolvidos e estratégias para a entrega do produto final.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5348
Other Identifiers: 2010014057
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseDaGestao_Galvao_2016.pdfAdministração554.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.