Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5340
Title: Economia e finanças solidárias: o caso do Banco Comunitário de Pureza – Bebida Velha/RN
Authors: Pires, Isabelle Ferreira
Keywords: Fianças e economia solidaria;Banco Comunitário de Desenvolvimento;Metodologia de implantação de BCDs;Protocolo 5C de Brynard
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PIRES, Isabelle Ferreira. Economia e finanças solidárias: o caso do Banco Comunitário de Pureza – Bebida Velha/RN. 2017. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem por objetivo avaliar a luz da releitura do protocolo 5C de Brynard as finanças e economia solidária da comunidade de Bebida Velha, município de Pureza – Rio Grande do Norte, essa experiência de bancos comunitários, possui conceitos e formas de operações inovadores no âmbito das finanças solidárias e no desenvolvimento socioeconômico territorial. Utilizando-se da análise dos principais clusters de variáveis explicativas do protocolo 5C de Brynard, na implementação do Banco Comunitário de Desenvolvimento, no qual permite uma melhor compreensão das dimensões e especificidades da economia e solidaria. Este trabalho realiza um estudo qualitativo e exploratório com o intuito de verificar como funciona a metodologia da implementação e as necessidades do Banco Comunitário de Desenvolvimento (BCD) de Bebida Velha – Pureza. Conforme os requisitos estabelecidos na metodologia de replicação de BCD´s do ITES/ UFBA, além de um levantamento bibliográfico acerca da temática desse estudo de caso e entrevistas semiestruturas e informais. O presente estudo apontou que o BCD de Pureza atende à maioria dos requisitos propostos pela metodologia utilizada pela incubadora, no que revela o sucesso dessa iniciativa, contudo esse sucesso possui algumas limitações e não depende apenas do processo de implantação, mas sobretudo de sua continuidade e sustentabilidade institucional.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5340
Other Identifiers: 2011034010
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IsabelleFP_Monografia.pdfAdministração1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.