Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5328
Title: Análise Morfológica e Detecção de TNF- α em Tecido Adiposo Visceral de Ratos Wistar com Obesidade Induzida por Dieta
Authors: Salviano, Bianca Damásio Pereira Dantas
Keywords: Inflamação; índice glicêmico; carga glicêmica; adipócitos.
Issue Date: 4-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SALVIANO, Bianca Damásio Pereira Dantas. Análise Morfológica e Detecção de Tnf- α em Tecido Adiposo Visceral de Ratos Wistar com Obesidade Induzida Por Dieta.2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Departamento de Ciência Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Fatores como a adoção de um novo padrão dietético, maior oferta de alimentos e principalmente o aumento do consumo das dietas "ocidentais" combinado ao sedentarismo e mudança do estilo de vida, vêm contribuindo para o rápido aumento da prevalência global da obesidade. Diante disso, a padronização de uma dieta para indução da obesidade e seus efeitos aliados se faz necessária para buscar compreender suas vias de atuação. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de uma dieta com alto teor de carboidrato simples sobre fator de necrose tumoral-alfa (TNF-α) e alterações morfológicas no tecido adiposo visceral em modelo animal. Utilizou-se ratos machos da linhagem Wistar, (n=10), divididos em dois grupos, chamados de controle e experimental. Ao primeiro, foi ofertada a dieta padrão Labina®, e ao segundo, a dieta experimental (HGLI), ambas ad libitum, por 17 semanas. Foi coletado após as 17 semanas o tecido adiposo visceral perirenal, retroperitoneal e epididimal para que fosse realizada sua avaliação morfológica, assim como, para detectar TNF-α. Os ratos alimentados com a dieta experimental apresentaram quanto à análise morfológica, hipertrofia, maior coalescência, extravasamento de plasma; e intensa marcação de TNF-α nos adipócitos após a análise imunohistoquímica. Dessa forma, a dieta HGLI foi capaz de provocar alterações no tecido adiposo visceral, mostrando-se eficiente para estudos da fisiopatologia que envolvem complicações associadas à obesidade, sendo um modelo de dieta próximo da gênese da obesidade em humanos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5328
Other Identifiers: 20155136336
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análisemorfólogicadetecção_2017_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.