Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5311
Title: Águas do Mundo: aplicação para análise inicial de aquíferos
Authors: Tinoco Filho, Heriberto de Sousa
Keywords: Computação em nuvem;Dispositivos móveis;Redes colaborativas;Aquicultura;Cloud computing;Mobile devices;Collaborative networks;aquaculture
Issue Date: 28-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: TINOCO FILHO, Heriberto de Sousa. Aguas do Mundo: Aplicação para análise inicial de aquíferos. 2017. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macaíba, 2017.
Portuguese Abstract: A computação em nuvem é uma área da computação que possui grande potencial de uso em diversos domínios do conhecimento humano, como, por exemplo, o da Aquicultura, onde o compartilhamento de recursos e informações através da internet possui potencial para alavancar o desenvolvimento da área. Grandes empresas oferecem a infraestrutura necessária para a construção de uma solução em nuvem, onde estas soluções podem aproveitar-se do poder computacional, do armazenamento e disponibilidade, além da escalabilidade da rede provisionada por estas grandes empresas. Ainda que com a crescente adoção de soluções em nuvem nos mais diversos setores, ainda é claro o lento desenvolvimento desta área aplicada a soluções na área da aquicultura, o que é um atraso considerável no crescimento deste mercado especialmente no território brasileiro, onde boa parte dos produtores, especialmente os que estão para iniciar sua primeira produção, não possuem o auxílio e conhecimento necessário para a prosperidade do seu negócio ou não possuem o aporte financeiro para adquirir soluções já presentes no mercado. Portanto, este trabalho visa a elaboração de uma solução em nuvem e aplicativo para smartphones, que mapeará com o auxílio dos usuários, que são pequenos produtores interessados em iniciar/expandir seu negócio, a qualidade da água das mais diversas regiões do território brasileiro, para que os mesmos tenham o conhecimento da água que será o ponto chave para a escolha das espécies a serem cultivadas na aquicultura e sustentará o desenvolvimento do seu empreendimento. A avaliação deste trabalho foi realizada por duas vias: análise do método desenvolvido para aferição de turbulência e a partir dos modelos providos pela literatura para análise de oxigênio dissolvido, dureza, variação do pH e presença de algas. Com base nestes parâmetros de avaliação, este trabalho alcança seus objetivos iniciais, porém possui limitações quanto à metodologia para aferição de dados.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5311
Other Identifiers: 2014068915
Appears in Collections:Análise e desenvolvimento de sistemas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia.pdfTCC1,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.