Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5308
Title: Estudo de misturas de solo com agregado reciclado para emprego em camadas de base de pavimentos urbanos de baixo volume de tráfego
Authors: Souza, Gian Melo de
Keywords: Agregado reciclado;Pavimentação;Camadas de base
Issue Date: 23-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Gian Melo de. Estudo de misturas de solo com agregado reciclado para emprego em camadas de base de pavimentos urbanos de baixo volume de tráfego. 2017. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: A indústria da construção civil ocupa posição de destaque na economia nacional e em todo o mundo em virtude da sua importância no processo de desenvolvimento socioeconômico. Uma vez que esse setor está fortemente ligado ao consumo de recursos naturais e à geração de resíduos sólidos, a utilização de agregados reciclados apresenta extrema relevância. No cenário internacional, o desenvolvimento tecnológico da reciclagem de resíduos da construção civil (RCC) ganhou impulso após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e atualmente os países europeus encontram-se em avançado estágio nesse setor. Diversos autores têm demonstrado a viabilidade da utilização de agregado reciclado de RCC em diferentes aplicações, particularmente em obras de infraestrutura de pavimentação. O objetivo deste trabalho é estudar as propriedades de misturas de solo com agregado reciclado visando o emprego em camadas de base de pavimentos urbanos de baixo volume de tráfego. O solo foi coletado em jazida localizada no município de Macaíba/RN e o resíduo consiste em uma composição agregados reciclados com graduações de brita nº 1, brita nº 0 e areia. O solo e as misturas solo-agregado reciclado foram caracterizados através de ensaios de análise granulométrica, limites de consistência, densidade real, Índice de Suporte Califórnia (ISC) e expansão. Os agregados reciclados foram submetidos a ensaios de determinação da composição, análise granulométrica, índice de forma, massa específica e absorção, abrasão Los Angeles, Índice de Suporte Califórnia e expansão. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que a mistura com 75% do agregado reciclado utilizado pode ser empregada em camadas de base de pavimentos, uma vez que atende aos requisitos definidos pela especificação de serviço DNIT ES-141/2010.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5308
Other Identifiers: 2012937436
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
estudo-misturas-solo-Souza-Artigo.pdf763.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.