Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5263
Title: Turismo religioso em Santa Cruz – RN: um estudo de caso sobre as condições estruturais do Santuário de Santa Rita de Cássia
Authors: Baracho, Marina do Nascimento
Keywords: Turismo religioso;Santuário;Santa Cruz/RN;Infraestrutura;Gestão
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BARACHO, Marina do Nascimento. Turismo religioso em Santa Cruz – RN: um estudo de caso sobre as condições estruturais do Santuário de Santa Rita de Cássia. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A pratica de turismo religioso voltado para um determinado público é considerada uma das atividades que mais apresentam crescimento no Brasil. Isso se dá pela valorização da cultura, sendo essa utilização de forma consciente, buscando sempre minimizar determinados impactos negativos. Se tem como objetivo geral do presente trabalho foi analisar as condições estruturais do Santuário de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz/ RN para atender a atividade turística, na visão dos visitantes, gestores e com a analise através de quadro de variáveis sendo os objetivos específicos: contextualizar historicamente o Santuário de Santa Rita de Cássia; apresentar a infraestrutura e a Gestão turística do Santuário; e conhecer o perfil, motivação e opinião do turista sobre o Santuário. Para tal, utilizaram-se os métodos de aplicação de roteiros de entrevistas com os gestores, analise através do quadro de variáveis para conhecer a infraestrutura e a Gestão do local e questionários para com os visitantes, possuindo caráter exploratório, realizada através de uma análise em relação à estrutura do santuário. Quanto aos meios a pesquisa foi de campo com caráter quali-quantitativa exploratória descritiva. Na pesquisa bibliográfica foram realizadas leituras de artigos, livros de diversos autores diferentes, dissertações que tratavam do assunto, também tendo sido utilizados dados de sites que são utilizados para informações do município. Ao final da pesquisa, concluiu-se que a cidade de Santa Cruz/RN realmente se tornou um lugar para o turismo religioso, com uma boa estrutura para receber a demanda turística, mas que ainda sofre com alguns impactos, especialmente pela falta de um planejamento bem elaborado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5263
Other Identifiers: 2011028845
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarinaNB_Monografia.pdfTurismo2.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.