Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5251
Title: Turismo e acessibilidade: um estudo nos equipamentos turísticos natalenses, Aquário Natal e Fortaleza dos Reis Magos com base na Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT)
Authors: Neves, Tonderson Ribeiro
Keywords: Turismo;Lazer;Pessoas com deficiência;Equipamentos de turismo;Acessibilidade
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NEVES, Tonderson Ribeiro.Turismo e acessibilidade: um estudo nos equipamentos turísticos natalenses, Aquário Natal e Fortaleza dos Reis Magos com base na Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT). 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: As pessoas com deficiência enfrentam constantemente obstáculos no combate à exclusão social no turismo. A falta de acessibilidade na estrutura física de alguns equipamentos de turismo, bem como a falta de informação e qualidade no atendimento são algumas das barreiras que dificultam o direito de ir e vir com autonomia e dignidade das pessoas com deficiência. Os equipamentos de lazer possuem um importante papel na sociedade contemporânea, pois as pessoas necessitam fazer algo diferente de suas rotinas diárias e desfrutar de um período de descanso. Com base nesses fatos, o objetivo desse trabalho foi analisar dois importantes equipamentos de lazer de Natal/RN, o Aquário Natal e a Fortaleza dos Reis Magos, para verificar se os empreendimentos atendem aos padrões de estrutura física com base na ABNT NBR 9050:2004, averiguar a qualidade do serviço oferecido a esse público e verificar o conhecimento dos gestores a respeito da acessibilidade para pessoas com deficiência. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem descritiva, exploratória, e qualitativa, onde através de uma visita técnica, o autor utilizou a observação participativa para a coleta dos dados e a aplicação de uma entrevista semi-estruturada com os gestores dos empreendimentos pesquisados. O resultado das análises revelou que ambos os equipamentos estudados não podem ser considerados como acessíveis por possuírem poucas características determinadas pelos padrões da ABNT. Mesmo assim, segundo os gestores, os equipamentos de turismo estudados recebem um público constante de pessoas com deficiência. Foi revelado também que um desses equipamentos, o Aquário Natal, possui planos de se tornar acessível.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5251
Other Identifiers: 2008006204
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TondersonRN_Monografia.pdfTurismo1.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.