Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/5237
Title: Turismo de aventura: enclaves, benesses e oportunidades para a Praia de Pipa, Tibau do Sul/RN, sob o olhar do secretário de turismo do município
Authors: Almeida, Deyse Oliveira de
Keywords: Turismo de aventura;Práticas esportivas de aventura;Praia de Pipa;Poder público;Economia do RN
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALMEIDA, Deyse Oliveira de. Turismo de aventura: enclaves, benesses e oportunidades para a Praia de Pipa, Tibau do Sul/RN, sob o olhar do secretário de turismo do município. 2012. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: A praia de Pipa, Tibau do Sul/RN, está inserida em um contexto geográfico composto por uma floresta de mata atlântica, banhada pelo oceano atlântico e a lagoa de Guaraíras, e a partir dos anos de 1980 recebe visitantes oriundos de diversas partes em busca de contato com a natureza e de práticas esportivas de aventura, neste contexto surge o turismo de aventura em Pipa, Tibau do Sul/RN. Assim, o presente trabalho tem como objetivo saber de que forma a prática do turismo de aventura na praia de Pipa, Tibau do sul/RN pode ser utilizada com vistas a efetivar o incremento e a expansão do turismo, sob a percepção do Secretário De Turismo do destino. O estudo caracteriza-se como descritivo-exploratório através de pesquisa qualitativa, onde foi elaborada uma entrevista semi-estruturada, aplicada de forma não presencial. A análise final é o resultado de informações obtidas por meio de pesquisa qualitativa por meio de entrevista feita ao secretário de turismo do município. A análise dos resultados obtidos através do roteiro de entrevista com o secretário possibilitou entender o atual contexto do turismo de aventura em Pipa, seus benesses, enclaves e oportunidades, assim como visualizar os recursos reais e potenciais deste segmento e a contribuição do poder público para o mesmo. Desse modo o turismo de aventura em Pipa, Tibau do Sul/RN configura-se como um agente promotor de desenvolvimento no município, contribuindo para que haja a preservação do patrimônio natural e prática de esportes de aventura descentralizando a oferta de turismo de sol e mar, diversificando a oferta turística, Viu-se no entanto que apesar da importância que o poder público exerce no turismo, em Pipa ainda há uma tímida participação deste em detrimento ao setor privado que é agente ativo, diretamente ligado ao segmento. Apesar disso, acredita-se que o Turismo de aventura se tornará mais que uma alternativa econômica, constituirá um elemento fundamental no orçamento público.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/5237
Other Identifiers: 200705520
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DeyseOA_Monografia.pdfTurismo1.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.